Search
Search

Presidente da Anatel participa do esforço para implantar a TV digital no Ceará

Presidente da Anatel participa do esforço para implantar a TV digital no Ceará

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, enfatizou a importância do trabalho realizado para o desligamento da TV Aberta Analógica em Fortaleza e da liberação da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel em 4G em entrevista realizada, nesta terça-feira (29.08), no escritório regional da agência reguladora em Fortaleza (CE). O sinal analógico da TV Aberta deve ser desligado no dia 27 de setembro de 2017 na região metropolitana da capital cearense.

Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui maior qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas. Já o sistema de 4G é uma das tecnologias mais avançadas usadas pela telefonia móvel e que permite que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito altas. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa facilita o acesso à programação em ambientes fechados.

Kits TV Digital

Juarez Quadros, em visita ao Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado no Bairro de Messejana, entregou o kit de número 500 mil (composto por antena, conversor e controle remoto) à aposentada Elza da Silva. “Eu estou convocando a população para que retirem os kits e os liguem”, disse o presidente da Anatel durante a entrega. Ele fez referência a Goiânia, onde a população beneficiada retirou os kits, mas não os instalou. Em Goiânia o sinal analógico foi desligado em junho deste ano. Dona Elza afirmou que vai ligar hoje mesmo o seu kit. No momento da retirada dos aparelhos, as pessoas também recebem treinamento para a instalação.

No total deverão ser distribuídos gratuitamente cerca de 616 mil kits (antena, conversor e um controle remoto) às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal em Fortaleza. A doméstica Daniele Coelho também recebeu o seu kit da TV Digital e disse que a imagem é outra. “O sinal vai ser melhor, bem melhor.”

O presidente da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), Antônio Martelleto, explicou que a entidade é o braço operacional do desligamento do sinal analógico e que nas grandes praças de São Paulo e de Brasília, mesmo após o desligamento, a EAD manteve a entrega dos kits por mais 60 dias. Em Fortaleza, os kits continuarão também a ser distribuídos após o desligamento do sinal analógico.

Salvador

O presidente do Gired e da Anatel, Juarez Quadros, vai realizar entrevista coletiva, na próxima terça-feira (30.08), na sede da agência reguladora em Salvador (Rua Alceu Amoroso Lima, – nº 822, Pituba) para falar sobre o desligamento da TV analógica na capital baiana e em mais 19 municípios vizinhos. A entrevista está marcada para as 11 horas.

Em Salvador, Juarez Quadros também visitará o Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado na Pituba (Avenida Paulo VI, 190 Térreo) e fará a entrega do Kit número 430 mil. Devem ser distribuídos cerca de 538 mil kits (antena, conversor e um controle remoto) na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anatel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas