Abratel e TSE firmam parceria para combater fake news

Nesta segunda-feira (6), a Abratel e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram o termo de parceria para a manutenção de um ambiente eleitoral imune à disseminação de notícias falsas (fake news) nas Eleições 2018. No ato estavam presentes o presidente do TSE, ministro Luiz Fux; o presidente da Abratel, Márcio Novaes; e o vice-presidente de jornalismo da RecordTV, Douglas Tavolaro.

O objetivo do termo é fazer com que as associadas atuem como agentes colaboradores contra a disseminação de notícias falsas no pleito deste ano. Comprometida nesse combate, a Abratel acredita que a melhor forma de transformar esse ambiente de desinformação é com um jornalismo de credibilidade, sério, responsável e de qualidade.

Para o presidente do Tribunal, o ato é de grande valia para o momento atual do país. “O TSE, hoje, lavra o grande tento no combate às fake news com essa assinatura de acordo com a Abratel, tendo em vista o âmbito de atuação das televisões vinculadas a essa entidade. A palavra do TSE é de agradecimento por essa parceria”, afimou Fux.

Já o presidente da Abratel, Márcio Novaes, alertou para a necessidade de proteger o cidadão desse tipo de informação. “A imprensa é peça fundamental para a manutenção da democracia e para a liberdade de expressão. Receber, divulgar e procurar informação é direito de todos os cidadãos. No entanto, é preciso estar atento às práticas que visam enganar ou atrapalhar o eleitorado na formação de escolhas conscientes para a votação. Distorcer a liberdade do voto do eleitor por meio de notícias falsas é inaceitável”, ressaltou Novaes.

Parceria

Esta não é a primeira vez que a Abratel e o TSE se unem no combate às notícias falsas. Em junho deste ano, o órgão apoiou o Seminário Impacto Social, Político e Econômico das Fake News, produzido pela Abratel, em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades, parlamentares, executivos da radiodifusão, jornalistas e representantes de outros setores.

Além de Fux, o presidente da República, Michel Temer, também participou da solenidade de abertura acompanhado pelos ministros de Estado Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Jorge de Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sérgio Sá Leitão, do Ministério da Cultura. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também estiveram no Seminário.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

Foto: Sérgio Lima