Search
Search

Abratel e TSE firmam parceria para combater fake news

Abratel e TSE firmam parceria para combater fake news

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Nesta segunda-feira (6), a Abratel e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram o termo de parceria para a manutenção de um ambiente eleitoral imune à disseminação de notícias falsas (fake news) nas Eleições 2018. No ato estavam presentes o presidente do TSE, ministro Luiz Fux; o presidente da Abratel, Márcio Novaes; e o vice-presidente de jornalismo da RecordTV, Douglas Tavolaro.

O objetivo do termo é fazer com que as associadas atuem como agentes colaboradores contra a disseminação de notícias falsas no pleito deste ano. Comprometida nesse combate, a Abratel acredita que a melhor forma de transformar esse ambiente de desinformação é com um jornalismo de credibilidade, sério, responsável e de qualidade.

Para o presidente do Tribunal, o ato é de grande valia para o momento atual do país. “O TSE, hoje, lavra o grande tento no combate às fake news com essa assinatura de acordo com a Abratel, tendo em vista o âmbito de atuação das televisões vinculadas a essa entidade. A palavra do TSE é de agradecimento por essa parceria”, afimou Fux.

Já o presidente da Abratel, Márcio Novaes, alertou para a necessidade de proteger o cidadão desse tipo de informação. “A imprensa é peça fundamental para a manutenção da democracia e para a liberdade de expressão. Receber, divulgar e procurar informação é direito de todos os cidadãos. No entanto, é preciso estar atento às práticas que visam enganar ou atrapalhar o eleitorado na formação de escolhas conscientes para a votação. Distorcer a liberdade do voto do eleitor por meio de notícias falsas é inaceitável”, ressaltou Novaes.

Parceria

Esta não é a primeira vez que a Abratel e o TSE se unem no combate às notícias falsas. Em junho deste ano, o órgão apoiou o Seminário Impacto Social, Político e Econômico das Fake News, produzido pela Abratel, em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades, parlamentares, executivos da radiodifusão, jornalistas e representantes de outros setores.

Além de Fux, o presidente da República, Michel Temer, também participou da solenidade de abertura acompanhado pelos ministros de Estado Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Jorge de Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sérgio Sá Leitão, do Ministério da Cultura. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também estiveram no Seminário.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

Foto: Sérgio Lima

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas