Abratel participa do lançamento de grupo para promover o Sul do Brasil

A Abratel participou, nesta quarta-feira (18), do lançamento do GSul, na Câmara dos Deputados. O evento foi promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), além do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC), SindiRádio e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR).

Composto por 921 emissoras de radiodifusão, o GSul pretende promover a valorização do potencial social, político e econômico do Sul do Brasil. Apoiado pela Frente Parlamentar da Mídia Regional, coordenada pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR), o grupo pretende criar força nas regiões para defender os interesses do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O presidente da ACAERT, Marcelo Petrelli, destacou os objetivos do grupo: construir uma integração socioeconômica na população da região; utilizar os veículos de rádio e TV para noticiar mais assuntos sobre os três estados; e oferecer aos deputados e senadores do Sul mais oportunidades para defender e propor pautas de interesse nos meios de comunicação.

“Nós precisamos cada vez mais falar dos nossos vizinhos melhor e mais vezes. Quando um vizinho vai mal, nós vamos mal. O primeiro propósito nosso é nos unirmos na radiodifusão e falarmos do Sul para Sul. Não queremos, de forma nenhuma, criar um conceito de separatismo. Queremos que o Sul seja uma região que tenha um propósito de unidade”, lembrou Petrelli.

Para André Dias, diretor institucional da Abratel, é importante utilizar a mídia regional para aumentar o conhecimento local, além de estender essa proposta a todas as outras regiões. “Temos que mostrar um Brasil diferente. A RecordTV, juntamente com as emissoras afiliadas e as entidades que representam esse setor tão importante do nosso país, quer estreitar essa união para promovermos aquilo que é necessário para ter um Brasil cada vez melhor. É a junção dessas regiões que vai movimentar nossa economia”, ressaltou Dias.

Em números

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Sul é a terceira maior do Brasil em número de habitantes e tem uma população estimada em 29,64 milhões de pessoas.

As 921 emissoras de radiodifusão que participam do GSul estão divididas da seguinte forma: 278 de Santa Catarina, 310 do Paraná e 333 so Rio Grande do Sul.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel