Abratel participa da posse de Marcos Pontes no MCTIC

Nesta quarta-feira (2), foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ao astronauta Marcos César Pontes. No evento, o ex-ministro Gilberto Kassab foi representado pelo secretário-executivo adjunto Alfonso Orlandi Neto. Pontes havia recebido o cargo na última sexta-feira (29), de forma simbólica, do então ministro Kassab.

No discurso, Pontes ressaltou que “a parte mais importante de um país são as pessoas” e que “cada brasileiro quer que o Brasil tenha sucesso” ao falar sobre as expectativas e a responsabilidades do novo cargo. O astronauta ainda mencionou a necessidade de desburocratização em algumas áreas,falou sobre as estruturas das secretarias e sobre a vontade de levar banda larga para o país inteiro.

De acordo com o ministro, a equipe que o auxiliará será composta por:

  • Secretário Executivo: Júlio Semeghini
  • Secretário Executivo Adjunto: Carlos Alberto Battistuci
  • Chefe de Gabinete: Celestino Todesco
  • Secretário de Pesquisa e Informação: Marcelo Marcos Morales
  • Secretário de Inovação: Paulo César Rezende de Carvalho Alvim
  • Secretaria de Planejamento e Projetos:  Antonio Franciscagelo Neto
  • Secretaria de Radiodifusão: Elifas Amaral
  • Secretaria de Telecomunicações: Vitor Elísio de Menezes

Perfil do Ministro

Marcos Pontes nasceu na cidade paulista de Bauru em 11 de março de 1963. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em engenharia de sistemas e piloto de testes de aviões com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves.

Membro da turma de 1998 de astronautas da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), Marcos Pontes é o único brasileiro a ter ido ao espaço. Ele também é o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do hemisfério sul no espaço.

Pontes é bacharel em administração pública e atua ainda como embaixador da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), atuando principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel
com informações do MCTIC