Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Abratel participa de assinatura da portaria de desligamento da TV analógica em SP

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram hoje a portaria que autorizou o desligamento da TV analógica em São Paulo, que ocorrerá às 23h59, desta quarta-feira, 29/03. O presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa, participou e discursou na cerimônia.

“Todos os envolvidos no processo de desligamento do sinal analógico estão de parabéns. O projeto piloto em Rio Verde deu certo, o processo em Brasília também deu certo, e é com muita satisfação que podemos afirmar que São Paulo, um dos maiores desafios que enfrentamos desde o início do processo, também dará certo”, afirmou Luiz Claudio. “A população de São Paulo foi extremamente receptiva quanto ao desligamento, e graças a ela, o cronograma não precisou ser adiado”, concluiu Luiz.

Para o presidente da Anatel, Juarez Quadros, “a TV aberta brasileira é uma das melhores do mundo. O Estado assumiu o ônus da distribuição dos kits para os beneficiários de programas sociais, que foi partilhado com as empresas de radiodifusão. A Grande São Paulo possui 22 milhões de habitantes, são cerca de sete milhões de domicílios. Foi mais uma etapa vencida”, apontou Quadros.

O presidente da Anatel também informou que a próxima capital a contar apenas com o sinal digital será Goiânia, onde as transmissões analógicas deverão ser encerradas no dia 31 de maio.

Em conversa com os jornalistas, o presidente da Agência informou que mais de um milhão de kits contendo conversor e antena já foram entregues pela Seja Digital – Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) – a famílias inscritas em programas sociais, processo que continuará pelos próximos 45 dias.

Gilberto Kassab destacou os bons resultados do processo de desligamento das transmissões analógicas. “A TV é o grande instrumento de entretenimento. Os telespectadores vão perceber a mudança a partir de amanhã. Vai ser criado um clima de muita alegria e satisfação”, afirmou Kassab.

A cerimônia de homologação do desligamento da transmissão analógica em São Paulo e cidades do entorno aconteceu na sede do Ministério, em Brasília.

Assessoria de Comunicação da Abratel

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br