Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Anatel deve liberar 3,5 GHz para 5G em mais 195 cidades; confira quais

Data: 20/03/2023
Veículo: Teletime

O Grupo de Acompanhamento de Interferência na Faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel, deverá liberar mais novas cidades neste mês, segundo apurou TELETIME. Serão um total de 195 cidades de 22 estados e que terão o espectro disponível para as operadoras ligarem o 5G no padrão standalone – embora, vale lembrar, a obrigação das empresas varia de acordo com o tamanho do município.

A liberação será deliberada em reunião do Gaispi na próxima quarta-feira, 22. Se autorizada, a disponibilização da faixa de 3,5 GHz começará a valer já na segunda-feira da semana que vem, dia 27.

A frequência será liberada em cidades como Arapiraca (AL); Itabuna e Porto Seguro (BA); Juazeiro do Norte CE); Anápolis e Rio Verde (GO); Capitólio (MG); Chapada dos Guimarães e Rondonópolis (MT); Santarém (PA); Campina Grande (PB); Caruaru e Petrolina (PE); Cascavel e Maringá (PR); Paraty e Volta Redonda (RJ); Mossoró (RN); Pelotas e Uruguaiana (RS); Blumenau e Criciúma (SC); Bauru e Santos (SP); e Porto Nacional (TO). Confira a lista completa na tabela em Excel clicando aqui.

Com esse novo lote, a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz para o 5G chegará a 682 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais – onde a tecnologia já está, de fato, ofertada. A ideia da agência é de ter mais de 1,6 mil municípios liberados até o final deste primeiro semestre. Mas vale lembrar que as operadoras é que decidem ou não lançar o serviço de forma antecipada. Elas têm diferentes prazos editalícios, ainda que, em muitos casos, estejam se antecipado aos prazos determinados pela Anatel. (Colaborou Samuel Possebon)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br