Search
Search

Anatel garantirá espaço na faixa de 700 MHz para a segurança pública

Anatel garantirá espaço na faixa de 700 MHz para a segurança pública

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Teletime- 9 de julho de 2013, 12h53.

O presidente da Anatel, João Rezende, informou nesta terça, 9, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que será destinado um pedaço da faixa de 700 MHz para a segurança pública. A destinação atende ao pedido do Exército e de forças policiais como a do Estado de São Paulo, que reivindicam um pedaço da faixa para implantar suas redes de LTE. A proposta de destinação da faixa foi a consulta pública sem essa previsão, mas, segundo o presidente da Anatel, será incluída na versão final.

Rezende disse, contudo, que tem dúvidas sobre a capacidade financeira dos Estados em construir redes LTE. “O que temos dúvida é que 90% dos estados brasileiros não têm recursos para construir redes LTE”, declarou Rezende. Para solucionar esse problema, Rezende disse que será estudada a possibilidade de esse espectro ser compartilhado entre as forças de segurança. “Poderíamos pensar se o Exército e a PM (Polícia Militar) de São Paulo poderiam por exemplo usar a mesma rede”, disse ele.

O general Antonino Santos Guerra, comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, um dos que se manifestaram publicamente pela destinação de um pedaço da faixa para a segurança pública, ressaltou a importância de que as forças de segurança pública tenham uma rede própria, independente, portanto, das redes operadas pelas teles.

Durante a maratona de Boston, em que bombas explodiram no meio da multidão, as redes das operadoras foram desligadas porque suspeitava-se que outras bombas pudessem ser acionadas pelo telefone celular.

O Exército testa em Brasília uma rede LTE em parceria com a Motorola. A rede dos militares cobre todo o Plano Piloto e foi importante, relata o general, na visualização das manifestações que aconteceram em Brasília. O pleito do Exército é de que seja destinada uma faixa de 10 MHz + 10 MHz para a segurança pública. Com esse espaço, a velocidade das transmissões de dados poderia chegar a 100 Mbps.

Hoje o Exército em Brasília tem autorização em caráter precário para a utilização de um bloco de 5 MHz + 5 MHz, que permite alcançar uma velocidade de 30 Mbps. Caso a banda designada para a segurança pública seja essa, haveria a necessidade de reduzir o espectro reservado a operações comerciais, permitindo, com capacidade plena do LTE, apenas três operadoras operando em 15 MHz + 15 MHz.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas