Search
Search

Anatel nega suspensão do prazo para implantar prefixo do telemarketing

Anatel nega suspensão do prazo para implantar prefixo do telemarketing

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 11/01/2022
Veículo: TeleSíntese

Recursos da Claro e da Algar Telecom contra a decisão ainda serão julgados pelo Conselho Diretor da agência

A Anatel negou recursos da Claro e da Algar Telecom, que pediam a suspensão imediata da implantação do prefixo específico para telemarketing (0303). As prestadoras alegam que foi demonstrada a complexidade para o adimplemento das obrigações estipuladas, sem que tenha havido a necessária e prévia Análise do Impacto Regulatório de tais obrigações, tampouco a análise de sua exequibilidade e que o perigo efetivo de que ocorram danos reais até novo julgamento da questão está comprovado em razão dos exíguos prazos fornecidos pela agência para o cumprimento das obrigações estipuladas.

O Ato nº 10413, de 24 de novembro de 2021, que instituiu a obrigação, estabelece que o prazo para a implementação das regras é de 180 para a telefonia fixa e de 90 dias para a telefonia móvel. Segundo a agência, a norma segue as disposições contidas no seu regimento interno e que os prazos estabelecidos para a implementação das regras foram amplamente debatidos com a sociedade a partir da Consulta Pública nº 41, de 13 de agosto de 2021, e que todas as contribuições sobre esses prazos foram avaliadas e devidamente justificadas.

Para a Anatel, a pretensão acautelatória do pedido de efeito suspensivo não alterará a realidade factual até a análise do mérito dos recursos administrativos das operadoras.

O ato estabelece a obrigatoriedade da utilização da numeração específica aos atuais telemarketings ativos, dentro do prazo regulamentar estabelecido. As operadoras devem realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do usuário.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas