Search
Search

Anatel prevê 420 cidades com faixa de 3,5 GHz liberadas em 1º de janeiro

Anatel prevê 420 cidades com faixa de 3,5 GHz liberadas em 1º de janeiro

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 17/11/2022
Veículo: Teletime

A Anatel está com uma previsão de 420 municípios nos quais haverá a liberação da faixa de 3,5 GHz a partir de 1º de janeiro de 2023. Segundo informou a este noticiário o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa (Gaispi), estas são as 26 cidades com mais de 500 mil habitantes, além das localidades das regiões metropolitanas das capitais – os clusters – que foram adiantados no cronograma com o propósito de economia de logística e publicidade.

Há cerca de um mês, a projeção era de cerca de 480 cidades. A lista atualizada se refere aos municípios autorizados pelo Gaispi para a migração da TVRO da banda C para a banda Ku. A Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado) lançou no início do mês editais para a segunda fase da migração.

Em nota enviada ao TELETIME, Moreira ressaltou que se trata apenas dessa etapa de migração para poder liberar o espectro. E que isso não significa que as operadoras vão iniciar a prestação de serviço 5G de imediato, uma vez que “cada prestadora possui sua estratégia de implantação e expansão da rede”.

Mas existe uma expectativa de que a tendência de rápida ligação da nova rede nas capitais se repita antes do prazo estipulado no artigo 7.4 do Edital do 5G. “Assim mesmo, espera-se que ocorram ativações de estações do 5G antecipadamente, tão logo a faixa esteja liberada, mesmo que não na proporção exigida para 31 de julho de 2025”, disse.

“É importante esclarecer que a antecipação da migração não implica que o 5G será antecipado nas cidades mencionadas, mas favorece que essa antecipação ocorra, a partir de deliberação do Gaispi para cada município, conforme forem sendo instalados filtros nas estações satelitais profissionais, garantindo que não haverá interferências prejudiciais”, declarou o presidente do grupo e conselheiro da Anatel.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas