Search
Search

Anatel vai investigar quebra de sigilo das comunicações no Brasil

Anatel vai investigar quebra de sigilo das comunicações no Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Anatel afirma em nota que irá instaurar um procedimento de fiscalização para apurar se as empresas de telecomunicações sediadas no Brasil violaram o sigilo dos dados e de comunicações telefônicas do Brasil. A agência lembra que o sigilo de dados e de comunicações eletrônicas é um direito assegurado na Constituição e nas regulamentações da Anatel, sendo que a sua violação é passível de punição nas esferas cível, criminal e administrativa. “A Agência trabalhará em cooperação com a Polícia Federal e demais órgãos do governo federal nas investigações referentes ao assunto, no âmbito de suas atribuições”, diz o comunicado da Anatel.

No último domingo o ministro Paulo Bernardo se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Casa Civil, Gleise Hofmann, e da Justiça José Eduardo Cardozo para discutir as medidas que seriam tomadas sobre a suspeita de que os EUA violaram também as comunicações locais de brasileiros.

Já o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, declarou que “o governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações o aperfeiçoamento das regras. O Brasil deverá propor às Nações Unidas a iniciativa de proibir abusos e invasão das informações dos usuários da rede de comunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania dos países”.

De acordo com reportagem publicada pelo “O Globo” em colaboração com jornalista britânico do The Guardian, no último domingo, 7, a suspeita é de que uma operadora norte-americana se valia dos acordos com operadoras brasileiras para capturar os dados e enviá-los à NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês). Não se sabe se isso é realizado com o consentimento das operadoras brasileiras. O SindiTelebrasil, sindicato que representa as teles, deverá se pronunciar sobre o assunto ainda nesta segunda, 8.

Fonte: Teletime

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas