Search
Search

Após acordo com operadoras, nova lei das antenas é aprovada na cidade de São Paulo

Após acordo com operadoras, nova lei das antenas é aprovada na cidade de São Paulo

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 15/12/2021
Veículo: Teletime
antenna-175148-696x458

O projeto de lei municipal (PL 347/2021) que atualiza as regras para licenciamento de antenas em São Paulo foi aprovado nesta terça-feira, 14, após votação em segundo turno pela Câmara da capital paulista.

O texto, que busca a resolução de um gargalo histórico da maior cidade do País, recebeu 47 votos favoráveis e seis contrários. Agora, o projeto segue para sanção do Executivo municipal, que é o autor do texto.

A apreciação em segundo turno nesta terça-feira foi possível após acordo firmado com o setor. Pela manhã, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente da Câmara, Milton Leite (DEM), se encontraram com representantes das operadoras de telecom para definição do texto final.

Na ocasião, foi assinado um termo de compromisso prevendo a instalação, em doze meses, de 286 antenas em diferentes regiões da capital com carência de sinal. A previsão substitui mecanismo aprovado em primeiro turno, que previa bairros prioritários para instalação das antenas. A proposta era só licenciar novas estruturas em locais bem atendidos mediante a ativação de um número equivalente nas regiões da periferia definidas como prioridade.

Questionado pelas teles, o modelo foi substituído pelo novo plano de trabalho como forma de “cautela”, segundo a liderança do governo na Câmara. O entendimento é que a cidade não poderia obrigar as empresas a instalar antenas, visto o risco de judicialização pela natureza federal da regulação de telecom (ao contrário das regras de licenciamento de ocupação do solo, que são de competência das cidades).

A execução das 286 antenas na periferia, contudo, ainda dependerá de assinatura pelas operadoras de termo de adesão com o Executivo. Aos vereadores, Milton Leite afirmou que mesmo aprovado, o PL só será regulamentado pela Prefeitura junto à formalização do plano de trabalho pelas empresas.

O município também deverá adotar medidas para incentivo e facilitação da infraestrutura nas regiões prioritárias, como redução de até 50% nos preços públicos de licenciamento ou retribuição pelo uso de bem municipal.

Pontos

As novas regras para licenciamento passam a valer a partir da regulamentação do texto pelo Executivo, mas trazem uma série de pontos caros ao setor. Entre eles:

  • um prazo para emissão de alvarás não superior a 60 dias (ou 180 dias, caso declarado complexo pelo Executivo), depois do qual a empresa poderá iniciar a instalação da antena (o chamado silêncio positivo);
  • dispensa de licenciamento para instalação de mini ERBs e ERBs móveis, sendo necessário apenas cadastramento eletrônico;
  • possibilidade de instalação de ERBs em imóveis irregulares caso asseguradas condições de segurança e em qualquer logradouro, independente da largura da via;
  • limites de emissão de radiação e regras para compartilhamento seguindo legislação federal;
  • 180 dias para apresentação de requerimentos de regularização para ERBs ilegais, sendo 120 no caso de ERBs móveis e mini ERBs.
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas