Search
Search

Apple será obrigada a fornecer meios de pagamento fora da App Store, declara juíza de caso da Epic Games

Apple será obrigada a fornecer meios de pagamento fora da App Store, declara juíza de caso da Epic Games

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 13/09/2021
Veículo: B9

Na prática, isso significa que os apps lançados para iOS não mais são obrigados a passar qualquer pagamento pelo sistema da companhia, com a Apple por lei não podendo interferir caso as plataformas optem por meios alternativos ao seu. De acordo com o documento, a empresa está proibida de impedir que desenvolvedores “incluam em seus aplicativos e metadados botões, links externos ou outros chamados de ação que direcionem clientes a mecanismos de compra”, além de que estes se “comuniquem com clientes por pontos de contato obtidos voluntariamente a partir de registros de conta dentro do app”.

Enquanto a Apple tem um prazo de 90 dias para passar a obedecer à injunção, a decisão também decretou culpa da parte da Epic Games. De acordo com a juíza Gonzalez-Rogers, o estúdio rompeu o contrato com a Apple quando implementou um meio de pagamento alternativo em “Fortnite” em agosto de 2020, e por isso será obrigada a pagar à companhia 30% de todos os lucros obtidos no ecossistema desde a ação. Na prática, isso significa uma dívida de US$ 3,5 milhões da Epic com a Apple.

Ainda na decisão, a juíza rejeita a definição dada por ambas as empresas de que o caso seria em torno do mercado de aplicativos na App Store, mas nas “transações digitais de jogos”, e que nessas condições a Apple não estaria ferindo qualquer regra. “A corte não pode decidir que a Apple é uma monopolista sob as leis antitruste federais ou estaduais”, comenta a juíza Gonzalez-Rogers; “De qualquer forma, o julgamento mostra que a Apple está engajada em uma conduta anticompetitiva sob as leis de concorrência da Califórnia”.

Com isso, apesar da derrota, a Apple está comemorando o resultado. Ao The Verge, a empresa escreve que a corte “afirmou aquilo que sabíamos desde o começo: que a App Store não viola qualquer lei antitruste” e que acredita que encara “competição rigorosa em todo segmento de negócios”“Nós acreditamos que consumidores e desenvolvedores nos escolhem porque nossos produtos e serviços são os melhores do mundo. Continuamos comprometidos a garantir que a App Store é um mercado seguro” escreve um porta-voz.

A Epic Games, por sua vez, não emitiu qualquer declaração até o momento.

O processo entre as duas empresas acontece desde agosto de 2020, quando o jogo “Fortnite” foi banido da App Store e da Play Store do Google depois de instalar um serviço de pagamentos que driblava os sistemas das lojas para não ser obrigada a pagar a taxa de 30% sob toda transação realizada nos aplicativos. O caso disparou uma onda de críticas e acusações de práticas antitruste à Apple e ao Google, o que as levou nos últimos meses a abrir concessões – a primeira, por exemplo, passou a permitir meios externos a apps de consumo de conteúdo, como a Netflix e o Spotify.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas