Search
Search

Associação Neo: liminar da Claro, TIM e Vivo inviabiliza efetividade de remédios

Associação Neo: liminar da Claro, TIM e Vivo inviabiliza efetividade de remédios

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 18/7/2022
Veículo: Teletime

Assim como a TelComp, a Associação Neo, que representa provedores regionais, também manifestou solidariedade à Anatel por conta das operadoras Claro, TIM e Vivo terem obtido na Justiça Federal uma liminar para suspender a entrega das ofertas de referência para atacado (ORPAs) de roaming. Segundo a entidade, a intenção das teles é “atrasar e prejudicar a implementação dos novos preços de referência do roaming nacional”.

Em comunicado no final da tarde desta sexta, 15, a Associação Neo diz que a decisão do órgão regulador sobre os preços das ORPAs segue os remédios previstos pelo Cade no acordo em controle de concentração (ACC) entre as operadoras e o Conselho. Por isso, cita que a ideia era “mitigar, ainda que parcialmente, os claros perigos de prejuízo à competição e aos consumidores” após o trio de grandes teles ter adquirido a Oi Móvel.

Colocando em contexto que Claro, TIM e Vivo passaram a deter 98% dos clientes e “praticamente todo o espectro” para serviço móvel, a Neo coloca que o preço de referência foi calculado após quase um ano de análise da venda da Oi Móvel. E que a intenção do remédio era justamente permitir provedores regionais e novos entrantes no mercado de celular. Por isso, alega a entidade, a decisão da Anatel não poderia se constituir em “medida imprevisível ou prejudicial” às teles.

“A Neo lamenta que as prestadoras mencionadas busquem atrasar e perturbar o normal procedimento de definição desses preços pelo regulador setorial e inviabilizar a efetividade dos remédios e compromissos assumidos”, declara a associação. A entidade também destaca apoio ao Poder Judiciário, acreditando que a questão será resolvida brevemente e “em favor da preservação da competição e da proteção aos consumidores, restabelecendo a eficácia das determinações da Anatel”. A agência já mencionou que vai recorrer da decisão.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas