Search
Search

Brasil e Paraguai negociam interferência da radiofrequência

Brasil e Paraguai negociam interferência da radiofrequência

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 18/07/2013

Brasil e Paraguai formarão um grupo de trabalho para discutir medidas para reduzir interferências no uso de radiofrequências nos dois países. O tema fez parte das discussões do Seminário Regional de Radiocomunicações da UIT de 2013 para Américas, realizado em Assunção na semana passada.

“Por conta de interferências na fronteira, por conta de usos diferentes entre os dois países, decidimos com o board do Paraguai criar um grupo de trabalho técnico entre Anatel e Paraguai para discutir soluções a serem buscadas com as operadoras tanto do lado brasileiro como paraguaio”, explicou o conselheiro Jarbas Valente, que participou do encontro.

O seminário regional para as Américas teve como objetivo focar nas situações e problemas regionais, como dividendo digital e a potencial identificação de novas faixas para serviços de telecomunicações. O encontro aconteceu entre os dias 8 e 12 deste mês.

Outro ponto destacado pelo conselheiro diz respeito diretamente ao principal tema – ou seja, o dividendo digital, que vem a ser a ‘liberação’ de espectro por conta da digitalização da televisão. Segundo Jarbas Valente, é negativa a decisão da Bolívia de adotar um padrão de uso da faixa de 700 MHz.

“Temos uma decisão da Bolívia que preocupou bastante, porque ela optou pelo modelo americano, enquanto os demais países da nossa vizinhança, assim como o Brasil, escolheram o modelo Ásia-Pacífico. Isso é complicado especialmente na fronteira, por eventual problemas não apenas celular com celular, mas também televisão”, avaliou Valente.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas