Search
Search

Brisanet vai começar ativação do 5G em 2023 e pode adquirir provedores

Brisanet vai começar ativação do 5G em 2023 e pode adquirir provedores

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data:17/11/2021
Veículo: Teletime

Vencedora de lotes no Nordeste e Centro-Oeste durante o leilão do 5G, a Brisanet pretende iniciar no segundo semestre de 2023 a construção da sua rede de quinta geração. Já a ativação de serviços 4G a partir do 2,3 GHz será um dos focos no ano que vem, sobretudo para atendimento de áreas rurais.

Detalhes do cronograma foram relevados nesta terça-feira, 16, pelo CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira. Em call sobre os resultados no terceiro trimestre, o executivo manifestou expectativa da Brisanet se “impulsionar como empresa que vai interiorizar o 5G“, além de competir com as grandes em cidades maiores.

Pelos termos do leilão, a operadora precisa implementar o 5G em municípios com menos de 30 mil habitantes do Nordeste e Centro-Oeste apenas a partir de 2026, além de 1,2 mil localidades nas duas regiões. “Temos certo conforto a nível de compromissos, mas como negócio, vamos iniciar antes“, prometeu o CEO.

Para tal, Nogueira espera que em 2023 já haja smartphones 5G de cerca de R$ 1 mil, facilitando o acesso de consumidores de menor poder aquisitivo. Já em 2024, o investimento da Brisanet na nova tecnologia poderá superar os aportes em fibra, projeta o executivo.

2,3 GHz

Em paralelo, a ativação do 4G em 2,3 GHz deve começar já no ano que vem (com a migração para o 5G no horizonte). Segundo Nogueira, as 2,7 mil localidades onde há obrigação da instalação faziam parte de um mapeamento de 15 mil localidades nas quais a operadora já pretendia investir.

Nestas praças afastadas, o 4G será preferencial à ativação da fibra óptica daqui para frente. A estratégia mira o atendimento a partir de franqueados em até 5 milhões de lares rurais, hoje com acesso apenas a redes de baixo custo de Internet fixa via rádio. “O que vamos fazer é chegar com tecnologia bem superior“, afirmou Nogueira.

Vale lembrar que a Brisanet já soma cerca de 400 ERBs 4G no Nordeste, que devem começar a gerar receitas a partir de 2022. “Vamos ser móveis como qualquer outra operadora, mas a vantagem da infraestrutura de fibra com capilaridade onde operamos”, pontuou o CEO.

Aquisições

No caso da fibra óptica, a “expansão acelerada” da empresa deve seguir em curso e incluir todas as capitais do Nordeste e cidades com mais de 50 mil habitantes na região até o fim do ano que vem. Em 2023, a construção de redes ópticas no Centro-Oeste terá início.

A Brisanet estima que 450 mil adições orgânicas de clientes sejam possíveis em 2022 (além dos 791 mil acessos atuais). Apesar de destacar o fato de ser a provedora regional menos dependente de consolidação de ISPs menores, a empresa também não descarta tal caminho daqui para frente.

“Sempre tivemos foco em crescimento orgânico, mas isso não quer dizer não que não podemos fazer aquisições e ‘encarteirar’ [parceiros franqueados]. Havia receio de assumir operações de rede muito longe dos padrões da Brisanet, mas há provedores que já estão com clientes na nossa malha FTTH. Esse não é o foco, mas é uma possibilidade“, afirmou Nogueira.

Ao fim do terceiro trimestre, as homes-passed (HPs) com fibra óptica da empresa cearense somaram 3,7 milhões. Ao longo do ano que vem, há expectativa que mais 3 milhões sejam habilitadas.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas