Associação Brasileira de Rádio e Televisão

CEFET-RJ: uma extensão do Ginga que utiliza HMD e explora o 3D

Data: 29/09/2021
Veículo: Fórum SBTVD

Telespectador poderá conectar HMD em sua TV para assistir conteúdos em um ambiente 360º imersivo

O Fórum SBTVD conversou com Joel André Ferreira dos Santos, professor no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ, porta-voz responsável pelo desenvolvimento do Guaraná, tecnologia candidata do Call for Proposals da TV 3.0.

O Guaraná é uma extensão do Ginga que permite a utilização de um HMD (Head-Mounted-Display) como segunda tela, além de um player de HMD que se comunica com o Ginga e executa uma aplicação descrita com uma nova linguagem NCL imersiva, chamada NCL 360.

“Com nossa proposta o telespectador poderá conectar seu HMD em sua TV com Ginga e assistir uma versão do conteúdo transmitido em um ambiente 360º imersivo, incluindo áudio 3D, vídeos, imagens e objetos 3D”, enfatiza o professor.

Um ponto forte do Guaraná é permitir a integração do conteúdo de um programa com realidade virtual, aumentada e estendida (VR / AR / XR). Toda a parte de comunicação do Guaraná poderia ser utilizada para suportar o uso de dispositivos de segunda tela com TVs com Ginga.

A tecnologia traz para o público um conteúdo televisivo mais rico, permitindo a inclusão de áudio 3D, vídeos imagens e objetos 3D em conjunto com o que é apresentado na TV. O mesmo para radiodifusores que podem aproveitar o ambiente 3D do Guaraná para expandir o espaço de apresentação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp