Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Como opera o exército de robôs de Putin no Twitter

Data: 29/03/2022
Veículo: Poder360

Contas “robotizadas” reagem estrategicamente à movimentação de opositores, mostra estudo sobre período anterior à guerra

Não é demais imaginar que o conflito na Ucrânia piorou a qualidade do contexto informativo na Rússia. Afinal, numa guerra, a 1ª vítima é a verdade –como sugere uma frase muito conhecida. Além disso, o presidente russo Vladimir Putin está longe de zelar pela liberdade de expressão e pela qualidade das informações sobre seu governo e suas ações.

Um estudo recém-publicado na prestigiada American Political Science Review traz novos dados sobre como funciona o exército de contas “robotizadas” –ou bots– do Twitter em língua russa utilizados para desmobilizar protestos, sejam eles de rua (off-line) ou digitais (on-line). Os 4 pesquisadores que assinam o artigo “Why Botter: How Pro-Government Bots Fight Opposition in Russia” identificaram 1.516 contas “robotizadas” pró-governo e analisaram suas atividades no Twitter de 2015 a 2018. Por serem ferramentas relativamente baratas e de difícil rastreabilidade, em comparação com contas administradas por seres humanos, os bots já vinham sendo usados por políticos russos para inflar artificialmente o apoio a medidas polêmicas e para agradar ao regime de Putin.

As hipóteses dos autores previam basicamente que, em dias com mais protestos de rua ou atividade em contas on-line de opositores, os bots governistas aumentariam sua frequência de postagens no Twitter, retuitariam publicações de uma variedade maior de fontes e publicariam mais conteúdo sobre o presidente Putin e sobre seu principal opositor, Alexei Navalny. Essas estratégias, explicam os autores, combinam formas de distrair ou confundir os cidadãos com excesso de informações sobre temas variados, de sugerir que o apoio ao presidente é majoritário e de ameaçar quem se identifica com a oposição.

Os resultados da pesquisa mostraram que, em geral, o comportamento dos bots governistas é mais reativo à mobilização online de ativistas que às manifestações de rua. O aumento no volume de conteúdo postado e na diversidade das fontes é, pelo menos, duas vezes maior em dias com mais protestos on-line que em dias de maior mobilização off-line.

Embora os efeitos observados tenham sido pequenos para cada uma das contas “robotizadas” individualmente, quando agregados, os bots chegam a publicar até 1.500 tweets a mais em dias com maior mobilização online, e 750 tweets diários a mais sobre as qualidades do presidente Putin.

Com uma guerra em curso, não se sabe exatamente o que esse exército de robôs está fazendo atualmente. Mas tampouco seria demais imaginar que suas vítimas primordiais, neste momento, continuem sendo a verdade e as liberdades de expressão e manifestação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br