Search
Search

CPI da espionagem é instalada e pede proteção da PF a jornalista que fez denúncias

CPI da espionagem é instalada e pede proteção da PF a jornalista que fez denúncias

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O pedido de proteção policial da Polícia Federal ao jornalista Glenn Greenwald e a Davi Miranda, seu companheiro, foi a primeira providência adotada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, que foi instalada nesta terça-feira (3) no Senado. Segundo o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), eleito relator da comissão, o norte-americano vive grande apreensão, após as denúncias veiculadas no último domingo pelo Fantástico, e que “são apenas a ponta do iceberg”, disse. “Eles são testemunhas fundamentais para elucidar o objeto dessa investigação”, ressaltou.

A senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), autora do requerimento para instalação da CPI, foi designada presidente da comissão e o senado Pedro Taques (PDT-MT), o vice. Outra providência acertada é de que os requerimentos para convocação de depoentes somente serão votados após a apresentação de um plano de ação, que orientará a condução dos trabalhos da CPI, que deverá acontecer na próxima semana. Mas já foi aprovada a solicitação de assessores da Polícia Federal para auxiliar as investigações, assim como a colaboração de técnicos dos ministérios da Justiça, Comunicações e Defesa, além da Abin.

Ferraço afirmou que fazem parte do escopo da CPI, aprofundar todos os domínios de informação para saber como o Estado está se preparando para proteger as comunicações e conviver com a realidade dos fatos da guerra cibernética. “É preciso ter estratégia para proteger as relações comerciais e concorrenciais do país, como as licitações do pré-sal e do reaparelhamento das Forças Armadas Brasileira”, enfatizou.

O relator admite que a CPI terá pouco avanço nas conversas com autoridades norte-americanas, mas acredita que dará importante contribuição nas investigações já em curso sobre a participação de empresas de serviços de internet e de telecomunicações nos monitoramentos. Além disso, prevê a possibilidade de que novas regras para proteção das comunicações pela rede sejam apresentadas.

A criação da CPI foi proposta após a publicação de denúncias de monitoramento de e-mails e telefonemas pelos Estados Unidos no Brasil, na imprensa do país. Os trabalhos devem ser iniciados pela análise de documentos repassados ao jornalista Glenn Greenwald por Edward Snowden, que prestou serviços à NSA, agência de segurança norte-americana. Autora do requerimento para criação da CPI, ela também considera necessário um contato direto com Snowden, que está asilado na Rússia, assim como o trabalho em rede com o Parlamento Europeu, que já investiga as ações ilegais de monitoramento promovidas pelos EUA.

A CPI é composta pelos senadores titulares Roberto Requião (PMDB-PR), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Benedito de Lira (PP-AL), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), Walter Pinheiro (PT-BA), Anibal Diniz (PT-MT), Pedro Taques (PDT-AC) e Eduardo Amorim (PSC-SE). E os suplentes Eduardo Suplicy (PT-SP) Eunício Oliveira (PMDB-CE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Lídice da Mata (PSB-BA) e Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP). O PSDB abriu mão da vaga destinada ao partido.

Fonte: Telesintese

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas