Search
Search

Edital da Ancine dificulta produção independente

Edital da Ancine dificulta produção independente

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 14/6/2022
Veículo: Fernando Vasconcelos

O Edital “Produção Cinema 2022” foi divulgado com o objetivo de selecionar projetos de longa-metragens, realizados por produtoras independentes. Entretanto, as regras vão em outra direção. Ao criar a obrigatoriedade de apresentar contrato de distribuição para um projeto de filme que ainda nem captou os recursos financeiros para ser executado, a Ancine age de forma, completamente, oposta à proposta de seu próprio edital.

A regra beneficia apenas as distribuidoras e prejudica a possibilidade de seleção das produtoras independentes, que encontram dificuldade em fechar contratos sobre projetos que ainda não saíram do papel. Tendo 40% de peso na nota do projeto, o edital até oferece a possibilidade da própria produtora declarar distribuição própria. Porém, empresas de produção nem sempre possuem o CNAE correto, tampouco um portfólio de distribuição, requisitos avaliados para a pontuação no projeto.

Por isso, a Ancine afirma selecionar projetos independentes mas, na verdade, está favorecendo as distribuidoras, que já são o elo mais forte na cadeia do cinema, sendo que a instituição já apresenta um edital voltado para esse setor, o “Cinema Via Distribuidora 2022”.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas