Search
Search

Fenasbac e Banco Central querem projetos para a moeda digital nacional

Fenasbac e Banco Central querem projetos para a moeda digital nacional

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 13/01/2022
Veículo: Convergência Digital

A Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, está com inscrições abertas para o LIFT Challenge: Real Digital, projeto que escolherá as melhores soluções tecnológicas para implementação do Real Digital.

O objetivo é identificar empresas maduras do mercado financeiro, com capacidade de implementar sistemas de alta complexidade e interessadas em desenvolver um Produto Minimamente Viável (MVP) para o Real Digital, que será desenvolvido para beneficiar o Sistema Financeiro Nacional.

As inscrições ficarão disponíveis até o dia 11 de fevereiro. Após essa data, a Fenasbac e o Banco Central irão selecionar os projetos participantes, que serão revelados no dia 4 de março. Os trabalhos de aceleração dos projetos selecionados duram cerca de quatro meses. Após esse período, são divulgados os resultados finais.

Segundo Rodrigoh Henriques, coordenador do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT Lab) da Fenasbac, o desafio do LIFT é que apresentem casos reais de uso da moeda digital brasileira, beneficiando todo o sistema financeiro. “Queremos trazer novas perspectivas para a criação de um Real Digital. Por isso, serão priorizados projetos maduros que possam contribuir com a sociedade como um todo.”, afirma.

O objetivo da primeira edição do LIFT Challenge é avaliar casos do uso de uma moeda digital emitida pelo BC e sua viabilidade tecnológica. A preferência será para projetos que abordam o DvP, voltado à liquidação de transações com ativos digitais, até mesmo tokenizados, PvP voltado ao câmbio entre moedas, uso de internet das coisas (IOT) para liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas e DeFi, finanças descentralizadas com o objetivo de definir protocolos com liquidação baseada em CBDC e com vistas a requisitos de compliance e supervisão estabelecidos em norma.

Outro desafio proposto é a busca por potenciais soluções de pagamento em que tanto pagador quanto recebedor se encontrem offline. Além da preferência aos produtos já referidos, a infraestrutura do caso de uso proposto será avaliada também quanto a seus potenciais de interoperabilidade com outros sistemas de pagamentos, disponíveis tanto para operações de varejo quanto de atacado; escalabilidade da solução tecnológica, voltada a aplicações de varejo de escopo nacional; privacidade das informações empregadas no caso de uso, em observância à legislação brasileira pertinente; e programabilidade da solução proposta, voltada a permitir a inovação e à construção novas soluções e produtos com base na plataforma proposta. A submissão da proposta tem de ser feita no site: http://liftlab.com.br

O LIFT é um laboratório virtual que promove protótipos de inovação financeira e tecnológica, coordenado pela Fenasbac e o Banco Central do Brasil, com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa de inovação relacionados à indústria financeira.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas