Search
Search

Festival de Cinema de Gramado e TikTok e lançam concurso no Brasil

Festival de Cinema de Gramado e TikTok e lançam concurso no Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 18/7/2022
Veículo: Tela Viva

No ano de seu cinquentenário, o Festival de Cinema Gramado lança, em parceria com o TikTok, a primeira edição da mostra #FestivalDeCurtas. A ação busca incentivar novos modelos e linguagens de produção audiovisual, integrando a plataforma de conteúdo.

A promoção tem por objetivo encorajar os usuários do TikTok a criar um curta-metragem de temática livre e duração de até três minutos para celebrar o Festival de Cinema de Gramado. Escolhido por uma comissão julgadora, o criador do filme vencedor ganhará uma viagem a Gramado para acompanhar o evento, que ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto. A produção selecionada será, ainda, exibida durante a programação do festival.

Para Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Gramado está concentrando esforços em incentivar novas possibilidades do fazer audiovisual. “Ao longo desses cinquenta anos, sempre olhamos para a frente. Estamos em contato com o TikTok desde o ano passado, pensando em diferentes formatos para unir o cinema com a plataforma. Agora, para o ano cinquenta, concebemos essa mostra em um formato inédito no Brasil”, diz.

Coordenadora do Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, Gisele Hiltl comenta que a popularização da plataforma gera impactos na produção e no consumo do audiovisual. “Estamos com os olhares atentos a todas as maneiras de se fazer cinema, assim como nos diferentes modelos de consumo. O TikTok está mudando os hábitos de consumo do audiovisual nos dispositivos móveis. Isso gera um impacto na cadeia e queremos ver os realizadores usufruírem de toda a experimentação que a plataforma oferece”, afirma.

Já Ronaldo Marques, Headde Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil, ressalta que a parceria entre a plataforma e Gramado pode abrir portas para futuras ações com outros festivais de cinema: “Tivemos um concurso em nível global com o Festival de Cannes este ano e o resultado foi muito proveitoso. Com Gramado, estamos construindo uma iniciativa positiva no Brasil em um momento tão marcante quanto a celebração dos cinquenta anos deste festival que é um dos mais respeitados da América Latina. Temos a certeza de que essa parceria tem potencial para se desdobrar em outras ações futuras, incentivando nossos usuários a refletir e produzir cinema dentro da plataforma”.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 27 de julho. Para inscrever seu filme é preciso possuir uma conta no TikTok. As orientações para inscrições, bem como o regulamento, estão disponíveis na plataforma.

Ingressos gratuitos no cinquentenário 

Após dois anos marcados por edições remotas, o Festival de Cinema de Gramado comemora seus 50 anos com o retorno ao presencial. Após divulgar os filmes em competição, a organização do evento anuncia mais uma novidade: este ano, não haverá venda de ingressos para as sessões. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios se dará por meio de doações de alimentos. A operação de recolhimento e distribuição das doações ficará a cargo da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama Jandira Tissot.

“Essa é uma maneira de prestigiar e presentear o público neste ano comemorativo em que celebramos 50 anos do nosso Festival e o reencontro depois de duas edições remotas, com programação na televisão e na internet. Teremos a oportunidade de retornar essa atenção e carinho do público para nossa comunidade. É uma maneira de entusiasmar e presentear o público e, também, auxiliar quem precisa”, afirma Rosa Helena Volk, Presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado.

A troca dos ingressos deverá ser feita diariamente para a sessão do mesmo dia, na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328), a partir do dia 12 de agosto.

Para realizar a troca e garantir o ingresso, é necessário doar dois quilos de alimentos não-perecíveis para cada ingresso (preferencialmente leite, café ou óleo de cozinha) no período de 12  a 19 de agosto, e quatro quilos para a noite da entrega dos Kikitos, no dia 20 de agosto. Cada CPF pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia, mediante doação correspondente.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 16

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas