Associação Brasileira de Rádio e Televisão

França multa Google em R$ 1,3 bilhão por publicidade online

Data: 07/06//2021
Veículo: R7

Empresa é acusada de favorecer próprios serviços e ‘não questionou fatos’ e está sendo investigada em outros países

A agência reguladora para a concorrência na França anunciou uma multa de 220 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) contra o Google por considerar a empresa culpada de favorecer os seus próprios serviços no setor de publicidade online, um novo golpe na Europa contra os gigantes americanos de tecnologia.Google “não questionou os fatos” e a multa foi decidida no âmbito de um procedimento de acordo amistoso com os três meios de comunicação (News Corp, o jornal francês Le Figaro e o grupo Rossel da Bélgica) que o acusaram de ter monopolizado a venda de publicidade online. Le Figaro se retirou depois.

“A autoridade (reguladora francesa) constatou que o Google deu tratamento preferencial a suas tecnologias apresentadas sob a marca Google Ad Manager”, indicou o organismo.

“As práticas questionadas são particularmente graves porque afetaram os concorrentes do Google no mercado das SSP (plataformas nas quais os editores colocam à venda seus espaços publicitários, NDR) e os editores de sites e aplicativos móveis”, entre eles as editoras de imprensa.

Alphabet, a matriz do Google, teve um volume de negócios de 55,31 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2021, em sua maioria graças à publicidade online.

As práticas da empresa são objeto de investigação por parte das autoridades de vários países.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br