Search
Search

Governo continua trabalhando com leilão do 5G em julho

Governo continua trabalhando com leilão do 5G em julho

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 04/05/2021
Veículo: Teletime

Apesar de o assunto ainda estar em debate há um mês e meio no Tribunal de Contas da União (TCU), o governo ainda trabalha com a ideia de que o edital do leilão do 5G possa ser publicado em julho. Durante live nesta terça-feira, 4, para promover o lançamento do movimento “Antene-se” pela conscientização pela necessidade da infraestrutura de telecomunicações, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, manifestou essa previsão.

“Nossa ideia é que o leilão ocorra em julho, estamos trabalhando para isso”, declarou Faria. Segundo o ministro, a pasta ainda não está se pronunciando a respeito dos questionamentos e de possíveis alterações do prazo para a avaliação do edital pelo Tribunal, justamente por ainda não haver nada definitivo. “Foge de nós, está no TCU, e eles estão no momento se preparando para tomar uma decisão.”

O Tribunal de Contas está com a minuta do edital do leilão de 5G elaborada pela Anatel desde pelo menos o dia 19 de março – ou seja, já há 46 dias em análise. O prazo esperado pelo governo, pelo menos inicialmente, é de que o processo durasse 60 dias. Desde então, o TCU já promoveu um seminário a portas fechadas com presença do próprio MCom, da agência, de representantes de operadoras e fornecedores, e mesmo de parlamentares.

Dos pontos mais complicados, contudo, estão as determinações da Portaria nº 1.924/2021: a necessidade de construção de rede privativa para o governo e o investimento no Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). Há questionamentos sobre a legalidade dessas determinações no leilão do 5G, sendo que boa parte dos detalhamentos pedidos pelo Tribunal não estariam definidos pelo próprio Ministério na configuração que foi colocada pela portaria.

Enquanto o ministro diz que não se pronuncia antes dos votos dos ministros, ele reafirma que a expectativa é de que as obrigações do edital permitirão atingir 44 mil antenas até 2029. Para ele, o movimento Antene-se é importante para a conscientização das administrações municipais. Faria diz que fará o possível “no que couber ao Ministério para fazer pressão e mostrar aos prefeitos” sobre a adequação da legislação conforme a Lei das Antenas.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas