Search
Search

IBGE prevê maior inflação acumulada em 9 anos para comunicação

IBGE prevê maior inflação acumulada em 9 anos para comunicação

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 27/7/2022
Veículo: Tele.Síntese

Conforme dados do IPCA-15, variação nos primeiros sete meses do ano é de 2,16% – 0,66 ponto porcentual a mais que o primeiro ano da pandemia de Covid-19

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho deste ano mostra uma inflação acumulada, desde janeiro, de 2,16% no setor de comunicação. Esta é a maior variação registrada no período desde 2014, ano em que a pesquisa aderiu a metodologia atual. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 26.

O resultado do IPCA-15, que é a prévia da inflação oficial, supera o do primeiro ano de pandemia de Covid-19, em 2020, que marcava 1,42% no mesmo período. Até então, o maior índice havia sido registrado em 2017, quando o acumulado de janeiro a julho ficou em 1,5%.

Apesar do valor acumulado ser maior em comparação aos anos anteriores, a variação mensal, em relação a junho deste ano, foi de leve queda para comunicação, de -0,05%.

IMPACTO DO ICMS

Os dados que basearam o IPCA-15 foram colhidos entre 14 de junho a 13 de julho, sendo assim, não refletem o total impacto da redução do ICMS, regulamentada pelos Estados, em grande maioria, a partir de 1º de julho e sem implementação imediata para o setor de comunicação em todo território nacional.

Em cumprimento à Lei Complementar n° 194/2022, todos os entes federativos foram obrigados a aplicar um teto de 17% a 18% na alíquota do ICMS para comunicações, energia, combustíveis e transporte coletivo.

As mudanças chegaram mais rápidas para gasolina e etanol, por conta de liminar judicial que privilegiou o setor dando prazo para uniformização da alíquota nos postos. Já para comunicações, especialistas afirmam que os consumidores certamente sentirão a partir das próximas faturas.

A inflação geral no país foi prevista a 0,13% em julho – 0,56 ponto percentual abaixo da taxa registrada no mês passado e a menor variação mensal desde junho de 2020. Segundo o IBGE, as reduções do ICMS implementadas nos combustíveis e energia elétrica influenciaram o resultado.

O IBGE esclarece que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas