Search
Search

Marco Civil pode ter discussão ampliada na Câmara e mudanças do Executivo

Marco Civil pode ter discussão ampliada na Câmara e mudanças do Executivo

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Enquanto o governo, oficialmente, diz tentar aprovar o Marco Civil da Internet (até agora sem sucesso, inclusive por resistência do próprio governo), o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ressuscita a PEC 479/2010 que coloca o acesso à Internet em alta velocidade como um direito fundamental do cidadão. Ato do presidente da Câmara dá sinal verde para que seja instalada uma comissão especial para discutir a proposta.

A reunião de instalação da comissão especial, onde seriam designados o presidente e o vice-presidente, estava prevista para ocorrer nesta, quarta, 10, mas não aconteceu por falta de quórum. O curioso é que ato semelhante já foi emitido pelo então presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), em setembro de 2011 e não se tem notícia da instalação da comissão especial.

Mas o imbróglio em torno do Marco Civil da Internet pode mobilizar os deputados a batalhar pela aprovação da PEC, mesmo que as duas propostas só tenham em comum o tema Internet. O Marco Civil trata do assunto de forma mais abrangente, fala em direitos e deveres dos atores da rede, mas não mexe na Constituição para colocar o acesso em banda larga como um direito fundamental do cidadão.

Para o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), entretanto, a PEC pode ser uma oportunidade para o Congresso aprovar temas do Marco Civil que, para ele, já são consenso dentro da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), como a neutralidade de rede e o direito à privacidade das comunicações. “A neutralidade de rede e a banda larga como direito do cidadão nos une. Tem a PEC do Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), vamos ver se tem um texto satisfatório e podemos fazer uma mobilização para votar a PEC”, disse ele na reunião desta quarta, 10, da CCT. É claro que se o texto da neutralidade impediu a votação do Marco Civil, a inclusão desse tema na Constituição certamente provocará oposição semelhante ou até maior.

Teixeira é talvez o único opositor do Marco Civil da Internet dentro da CCT. Para ele, que chama o projeto de “marco governamental”, a Internet não deve ser objeto de qualquer tipo de regulação. Mas, apesar de ser contra o projeto, apoia a iniciativa da CCT de discutir o assunto na comissão, mesmo com o requerimento de urgência urgentíssima para votar o texto em Plenário. “Há muitos projetos que têm urgência urgentíssima e vêm para cá. Não tem mistério, politicamente é possível dar uma sobrestada lá para a gente analisar aqui”.

Com o apoio de outros parlamentares, inclusive do presidente da comissão, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), foi aprovada a convocação de uma audiência pública para discutir o Marco Civil na CCT. “Também acredito que a comissão não pode se furtar a discutir o tema, nesse momento em que ganha notoriedade”, disse ele.

Para o deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ), um parecer da CCT sobre o assunto dá segurança aos parlamentares que não são familiarizados com a Internet a votar pela aprovação do texto. “O parecer da CCT dá força para aqueles deputados que não conhecem o tema acompanharem a votação”, disse ele.

O deputado Miro Teixeira levantou a dúvida de que uma modificação no texto feito pela CCT poderia fazer a matéria retornar para o Senado. Isso porque tramitam apensados ao Marco Civil uma série de outros projetos e o mais antigo deles, que renomeou o texto para 5403/2001, é oriundo do Senado. “O Senado poderia entender que esse é um projeto do Senado e poderiam jogar fora o que a Câmara fez”, diz ele.

Executivo

Paralelamente, o Executivo também trabalha para fazer mudanças no texto. Segundo apurou este noticiário, o foco é a questão da guarda dos registros de uso (logs). O governo quer assegurar que os provedores de conteúdos e serviços tenham os registros no Brasil, sob a responsabilidade de um CNPJ nacional. Isso visaria tanto dar resposta a demandas judiciais quanto, eventualmente, servir para apurações tributárias, já que é crescente o descontentamento de empresas brasileiras (o que vai das teles aos grandes grupos de comunicação nacionais) com o fato de algumas empresas terem receitas aqui mas pagarem impostos em outros países.

***

Helton Posseti, do Teletime

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas