Search
Search

MCom aprova plano de ações que aperfeiçoa a gestão do Funttel

MCom aprova plano de ações que aperfeiçoa a gestão do Funttel

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
Data: 09/06/2021
Veículo: MCom
Iniciativa promove a modernização das estratégias de aplicação dos recursos destinados à inovação e competitividade do setor de telecomunicações

Comprometido com as melhores práticas de governança e gestão das políticas públicas, o Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), vinculado ao Ministério das Comunicações (MCom), aprovou resolução, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU), que define um plano de ações voltadas para a modernização, transparência e otimização da gestão do Fundo.

Intitulado “Agenda de Modernização Normativa e da Estrutura de Governança do Funttel para o biênio 2021-2022”, o plano é composto por 20 ações que reforçam o papel estratégico do Conselho na gestão da política pública de fomento ao desenvolvimento tecnológico das telecomunicações, operada por meio do Funttel.

“O Fundo passa a contar com um planejamento estratégico organizado em objetivos, de forma que se possa monitorar e avaliar os resultados por meio de indicadores de desempenho, dando completa transparência a todo o processo de destinação dos recursos pelo Funttel”, explicou o secretário substituto da Secretaria de Telecomunicações do MCom, José Afonso Cosmo Júnior.

Composição da Agenda

A resolução prioriza o aperfeiçoamento e atualização do marco normativo do Funttel e alinha a estrutura de governança do Fundo às melhores práticas de governança em políticas públicas.

A transparência também foi priorizada na resolução. A Agenda prevê iniciativas para ampliá-la, por meio da atualização da página eletrônica do Fundo e da elaboração de resolução específica para tratar de regras de transparência ativa.

Benefícios promovidos pelo Funttel

Desde a sua criação, os repasses de recursos do Funttel vêm garantindo uma série de avanços tecnológicos em telecomunicações para o Brasil. A exemplo, a criação e implantação de um padrão de TV Digital e o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a TV Digital, além de melhorar a qualidade dos sinais transmitidos pelas emissoras de TV aberta, também é possível oferecer conteúdo interativo para a população.

Com o satélite, a internet chega em áreas isoladas, ampliando a conectividade do país com infraestrutura de alta qualidade, que é o princípio central do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo MCom.

No mundo cada vez mais conectado, os investimentos em telecomunicações favorecem o acesso da população aos recursos tecnológicos mais atuais. O benefício é determinante para a economia e desenvolvimento social, como o agronegócio, transporte, saúde e segurança, com soluções de Internet das Coisas e 5G.

Como funciona o Funttel

O Funttel é um instrumento de política pública destinado à fomentar pesquisas de desenvolvimento tecnológico e impulsionar a competitividade da indústria de telecomunicações.

Trata-se de um fundo que investe os recursos oriundos do faturamento obtido por empresas com a oferta dos serviços de telecomunicações, com o intuito de tornar o setor mais inovador e competitivo, proporcionando o desenvolvimento de soluções e equipamentos no País.

Criado em 2000, o Funttel é gerido pelo Conselho Gestor (CGF) composto por representantes dos ministérios das Comunicações, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Em novembro de 2020, o Funttel autorizou o repasse de R$ 409 milhões ao BNDES e à Finep para financiar projetos de investimento de empresas do setor de telecomunicações. Foi o maior repasse anual de recursos desde a criação do Fundo.

Os investimentos em projetos em telecomunicações contam com a parceria do BNDES e da Finep e são destinados à ampliação da competitividade da indústria brasileira.

Texto: ASCOM/Ministério das Comunicações

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas