Search
Search

MCom investe na modernização tecnológica do setor de radiodifusão

MCom investe na modernização tecnológica do setor de radiodifusão

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 04/05/2021
Veículo: MCom

Um dos compromissos assumidos pelo Ministério das Comunicações (MCom) com a população brasileira é a conclusão da transição do sinal analógico para o digital até dezembro de 2023.

Essa transição é indispensável para que a população tenha acesso às mais novas tecnologias de radiodifusão. Com o objetivo de estimular a digitalização e, por conseguinte, a modernização do setor de radiodifusão brasileiro, o MCom divulgou, nesta terça-feira (4) da Semana Nacional das Comunicações, tecnologias que trazem o diferencial de aperfeiçoar a qualidade do áudio e da imagem, além de oferecer aos telespectadores interatividade entre o conteúdo da internet e o da televisão.

A promoção das novas tecnologias de radiodifusão faz parte de um esforço do presidente da República, Jair Bolsonaro, em alinhamento com o MCom, de acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria: “O governo do presidente Jair Bolsonaro tem feito muito pelos setores de radiodifusão e de telecomunicações. Todos os dias conversamos, alinhamos as políticas. Ele merece os louros do que estamos promovendo”.

O que já se pode adquirir hoje

Atualmente, é possível encontrar no mercado duas tecnologias que otimizam a experiência audiovisual dos telespectadores. Tratam-se do áudio imersivo – que é o nome mais conhecido no mercado para o suporte da TV digital aos padrões de som mais avançados, MPEG-H, E-AC-3 JOC e AC-4 – e do HDR, que traz melhorias para a imagem por meio dos novos padrões técnicos SL-HDR1 e HLG 8-bit.

O áudio imersivo está disponível em algumas televisões comercializadas no Brasil desde 2019, além do aparelho conhecido como soundbar. Com essa tecnologia, o usuário tem a experiência de personalização do som, possibilitando o direcionamento e ajustes, como a trilha sonora de uma novela ou a audiodescrição.

Além dessas tecnologias, há também a DTV Play, que oferece maior interatividade entre o conteúdo que chega pelo ar e aquele que está disponível na internet. A previsão é que 30% das televisões produzidas no país neste ano já venham de fábrica com essa tecnologia.

“Com a DTV Play será possível ter um celular smartphone em sua mão e, por meio dele, poder interagir com o conteúdo que está sendo recebido na televisão”, afirma o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.

Próximo passo da evolução da TV

Trazer mais interatividade e oferecer transmissão de conteúdo com maior qualidade de imagem e de som são alguns dos passos em direção à próxima transformação da experiência de assistir televisão no Brasil.

Isso porque, ao mesmo tempo em que promove a digitalização do sinal de TV, o MCom vai financiar estudos, em cooperação com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), para que, num futuro próximo, seja comercializado o modelo de TV 3.0, que é a geração mais atual de televisão disponível no mundo.

“Estamos muito contentes com esse acolhimento do Governo Federal, que compreendeu a necessidade de se pensar no futuro para as próximas gerações. A TV da próxima década ganha um reforço importante com essa parceria”, destacou o presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa.

Com a TV 3.0, o usuário terá acesso a mais possibilidades de interação entre a televisão, a internet e outros aparelhos eletrônicos, com mais recursos de acesso a conteúdos por aplicativos disponibilizados pelas emissoras de televisão.

Além disso, de acordo com Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, esse modelo permite áudio personalizável, oferecendo qualidade superior à atual tanto no som quanto na imagem.

“A radiodifusão no Brasil precisa evoluir da mesma forma que as outras mídias de comunicação. Por isso estamos investindo nessa modernização e oferecendo mais alternativas aos telespectadores”, destaca o Secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão.

Texto: Ascom/Ministério das Comunicações

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas