Search
Search

Menezes afirma que Amazônia Conectada resolverá ¼ do gap de conectividade do país

Menezes afirma que Amazônia Conectada resolverá ¼ do gap de conectividade do país

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
Data: 09/06//2021
Veículo: Telesíntese
Na abertura do INOVAtic 2021, secretário-executivo do MCom se mostrou otimista com a aprovação pelo TCU do edital do 5G, que garante os recursos necessários para construção das infovias

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, disse, nesta quarta-feira, 9, que o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais) vai atender 9,2 milhões de pessoas, resolvendo um quarto do gap de conectividade no país, que atinge 36 milhões de brasileiros. Ele se mostrou otimista com a aprovação do edital do 5G pelo Tribunal de Contas da União, que garante os recursos necessários para a construção de quatro das oito infovias subaquáticas que compõem o projeto. 

Menezes, que abriu o INOVAtic 2021, afirmou que o formato do programa garante sua sustentabilidade e não aumenta custos para o governo, pontos questionados pelo TCU. De acordo com a proposta, a governança das infovias é atribuída à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a operação, ficará a cargo de um operador neutro. Essa operadora poderá explorar comercialmente a infraestrutura e, em contrapartida, ficará responsável pela manutenção dos cabos e equipamentos e pela construção da rede de última milha para ligar órgãos públicos. “A expectativa é de que a parceria seja de longa duração, de 20 a 25 anos”, adiantou. 

Menezes disse que o processo de seleção do provedor ainda está em formatação, com a ajuda de uma consultoria especializada, mas já há um processo de chamamento público para identificar os interessados em explorar a Infovia 00, de Macapá a Santarém. Duas outras infovias já foram construídas pelo Exército, Manaus-Barcelos e Manaus-Teffé) com o programa Amazônia Conectada e a intenção é a integração dos dois projetos. 

De acordo com o secretário-executivo do MCom, os recursos para a Infovia 00 vêm dos ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação. E a Anatel já aprovou os recursos do saldo da TV digital para implantação da infovia que ligará Santarém a Manaus. A infovia 00 tem 770 km de extensão e passa por sete municípios de Macapá/AP – Almeirim/PA – Monte Alegre/PA – Alenquer/PA e Santarém/PA. A capacidade do cabo é de 100 Gbps e 24 pares de fibra. A infovia 01, passa por nove municípios e terá 920 km. 

“As infovias 00 e 01 resultarão em quase 1,7 mil km de fibra óptica na região Norte”, afirmou Menezes. Segundo ele, quase 45% do programa já está concluído e inclui estudo hidrográfico, definição de tecnologia, licenciamento ambientais, lançamento de cabos e construção de instalações. 

POLÍTICAS PÚBLICAS

Menezes citou outras políticas públicas de telecomunicações, que atendem a região Norte, como o programa WiFi Brasil, que leva conectividade via o satélite da Telebras para locais remotos. Hoje, são mais de 13 mil pontos, sendo quase quatro mil deles em perto de 400 municípios da região, a maioria em escolas rurais e unidades de saúde. 

Outro programa citado é o de cidades digitais, com a construção de infraestrutura em 16 cidades da região, sendo nove no Pará, três em Tocantins, três no Amazonas e uma no Amapá. 

NORDESTE CONECTADO

O secretário-executivo do MCom falou ainda do programa Nordeste Conectado, de infraestrutura de fibra óptica e que utiliza a rede já existente da RNP. A ideia é de fortalecer a conectividade no interior da região, beneficiando sobretudo 1,3 mil escolas, instituições federais e estaduais de ensino.  

O programa beneficia 16 milhões de pessoas, 6,5 mil km de fibra óptica iluminadas, utilizando as redes de transmissão da Chesf. O investimento é de perto de R$ 60 milhões, com recursos do Mec e do MCTI. O objetivo é atender até 77 municípios por meio da conexão das 16 cidades-polos. “A infraestrutura é compartilhada com os ISPs”, disse. 

O INOVAtic 2021 segue até sexta-feira, 11, com debates e feira de negócios. A realização é da Momento Editorial e Bit Social.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas