Search
Search

Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS

Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 07/05/2021
Veículo: Tudo Rádio

Atualizado às 10h35 – A faixa estendida de FM, chamada de eFM, é inaugurada oficialmente no Brasil a partir desta sexta-feira (7).

Ouvintes dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre poderão acompanhar as transmissões no novo dial FM a partir desta manhã. E haverá uma programação especial para marcar a novidade da radiodifusão, encerrando a programação da Semana Nacional das Comunicações. A faixa estendida de FM é uma solução que o setor encontrou para acomodar as migrantes do AM nos centros onde o espectro de 88.1 FM a 107.9 FM está congestionado. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanhará as estreias das eFMs no dial. Acompanhe:

As emissoras Rádio Capital AM 1040 de São Paulo e Rádio Jornal AM 780 do Recife, estações que participarão da inauguração do eFM, afirmaram que vão oficializar as suas transmissões em nova frequência após as 11h00 de hoje. A Cultura Brasil AM 1200, que também está entre as estreantes do eFM, realizou testes em sua transmissão e fixará a sua presença em FM. Outra emissora confirmada em eFM é a Rádio Liberdade AM 970 de Porto Alegre.

Quem também irá ampliar a lista de migrantes AM-FM em eFM neste primeiro momento são as estações da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o que possibilitará a estreia da faixa eFM nas praças do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Ouvintes já relataram testes de algumas dessas emissoras nos últimos dias, porém a transmissão em novo canal será fixada nesta sexta-feira (7). Nessas sintonias, colaboradores do tudoradio.com relataram facilidade em captar as rádios, mesmo com a transmissão autorizada sendo em caráter científico (de menor potência do que será a estação definitiva).

Em resumo, a inauguração do eFM no Brasil ocorre em com autorização de caráter científico e, até o momento, poucas estações estão aptas a operar dessa forma a partir de hoje. Veja a lista:

Rádio Capital FM 77.5 – São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 – São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 – Recife
Rádio Liberdade FM 83.3 – Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 – São Paulo
Rádio Nacional FM 87.1 – Recife
Rádio Nacional FM 87.1 – Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 – Belo Horizonte
Rádio MEC FM 87.1 – Brasília
Rádio Banda B FM 79.1 – Curitiba (a partir do dia 21)


Antena de transmissão FM da Rádio Capital / Crédito: Maurício Viel

Programação relacionada ao lançamento do FM estendido

O MCom e a Anatel farão o anúncio do lançamento do FM estendido a partir das 11h00. Segundo a Rádio Capital, nomes como Maximiliano Salvadori Martinhão (Secretario de radiodifusão), Leonardo Euler de Morais (Presidente da Anatel) e Vinicius Oliveira Caram Guimarães (Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação Anatel) participarão do programa Debate Capital, para anunciar a faixa.

Logo na sequência, às 11h30, será iniciada a transmissão da Rádio Jornal AM 780 do Recife em 76.1 FM, cobertura esta que será acompanhada pela Rádio Capital de São Paulo.

Às 15h00 desta sexta-feira (6), o MCom irá emitir o “Certificado de Pioneirismo da Faixa Estendida FM” em solenidade virtual, ato que irá sacramentar o uso do eFM já com as estações em caráter científico no ar.

O processo de migração das AMs para a faixa FM entra em sua fase final. Após esforços de técnicos, associações do setor, Anatel e Ministério das Comunicações, estão sendo acomodados os últimos migrantes AM-FM em faixa convencional (88.1 FM a 107.9 FM) e a definição da canalização em eFM (76.1 FM a 87.3 FM) nos centros onde foi necessário o uso dessa faixa. Recentemente o tudoradio.com noticiou dois atos da Anatel, que definem essas faixas. Veja a seguir:

O primeiro teste do eFM

primeira transmissão oficial em eFM foi realizada em 2014, na sintonia 84.7 FM. Na ocasião, que foi 1 ano após a assinatura que marcou o inicio do processo de migração AM-FM no país, foi repetido em São Paulo o sinal da Jovem Pan News AM 620. Na última consulta pública o canal 84.7 FM foi destinado à migração AM-FM de Guarulhos.

Essas novidades marcam o uso da faixa FM estendida (76.1 FM a 87.3 FM), que ampliará a faixa de FM já existente (87.5 FM a 107.9 FM). Também há a expectativa do mercado sobre as definições da última consulta pública sobre os canais de migração em diferentes regiões do país. Saiba mais através dos links a seguir:

Os dials e a migração AM-FM:
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas