Associação Brasileira de Rádio e Televisão

O Facebook está planejando mudar a marca da empresa com um novo nome

Data: 20/10/21
Veículo: The Verge

O Facebook planeja mudar o nome de sua empresa na próxima semana para refletir seu foco na construção do metaverso, de acordo com uma fonte com conhecimento direto do assunto.

A mudança de nome que está por vir, sobre a qual o CEO Mark Zuckerberg planeja falar na conferência anual Connect da empresa em 28 de outubro, mas pode revelar mais cedo, tem o objetivo de sinalizar a ambição do gigante da tecnologia de ser conhecido por mais do que mídia social e todos os males que acarretam . A reformulação da marca provavelmente posicionaria o aplicativo azul do Facebook como um dos muitos produtos de uma empresa controladora que supervisiona grupos como Instagram, WhatsApp, Oculus e muito mais. Um porta-voz do Facebook se recusou a comentar esta história.

O Facebook já tem mais de 10.000 funcionários construindo hardware de consumo, como óculos AR, que Zuckerberg acredita que eventualmente serão tão onipresentes quanto smartphones. Em julho, ele disse ao The Verge que, nos próximos anos, “faremos a transição de pessoas que nos veem principalmente como uma empresa de mídia social para uma empresa metaversa”.

Uma reformulação da marca também poderia servir para separar ainda mais o trabalho futurista em que Zuckerberg está focado do intenso escrutínio que o Facebook está fazendo para saber como sua plataforma social opera hoje. Uma ex-funcionária que se tornou denunciante, Frances Haugen, recentemente vazou uma coleção de documentos internos condenatórios para o The Wall Street Journal e testemunhou sobre eles perante o Congresso . Reguladores antitruste nos Estados Unidos e em outros lugares estão tentando separar a empresa, e a confiança do público em como o Facebook faz negócios está caindo.

Disseram-me que o novo nome da empresa no Facebook é um segredo bem guardado dentro de suas paredes e não é amplamente conhecido, mesmo entre sua liderança sênior completa. Um possível nome poderia ter algo a ver com Horizon, o nome da versão VR ainda não lançada de Facebook-meet-Roblox que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos. O nome desse aplicativo foi alterado recentemente para Horizon Worlds, logo depois que o Facebook demonstrou uma versão para colaboração no local de trabalho chamada Horizon Workrooms .

Além dos comentários de Zuckerberg, o Facebook tem estabelecido as bases para um maior foco na próxima geração de tecnologia. No verão passado, montou uma equipe metaversa dedicada. Mais recentemente, anunciou que o chefe de AR e VR, Andrew Bosworth, será promovido a diretor de tecnologia. E apenas alguns dias atrás, o Facebook anunciou planos de contratar mais 10.000 funcionários para trabalhar no metaverso na Europa.

O metaverso é “vai ser um grande foco, e eu acho que isso é apenas vai ser uma grande parte do próximo capítulo para a maneira que a Internet evolui após a internet móvel”, Zuckerberg disse The Verge’ s Casey Newton este verão. “E eu acho que vai ser o próximo grande capítulo para nossa empresa também, realmente dobrando para baixo nesta área.”

Para complicar as coisas, embora o Facebook tenha promovido fortemente a ideia do metaverso nas últimas semanas, ainda não é um conceito amplamente compreendido. O termo foi cunhado originalmente pelo romancista de ficção científica Neal Stephenson para descrever um mundo virtual para o qual as pessoas escapam de um mundo real distópico. Agora está sendo adotado por uma das maiores e mais polêmicas empresas do mundo – e terá que explicar por que vale a pena mergulhar em seu próprio mundo virtual.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp