Search
Search

O foco das marcas nas experiência nos estádios

O foco das marcas nas experiência nos estádios

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 13/7/2022
Veículo: Meio e Mensagem

Pede Pronto e Ame investem em serviços para melhorar a jornada de consumo dos torcedores nas arenas

Durante a temporada de jogos e shows, os estádios recebem milhares de pessoas por partida, gerando um um grande potencial de consumo. No entanto, uma barreira relacionada à praticidade – já que o fluxo intenso gera filas e esperas – são dores de quem frequenta esse ambiente. Pensando nisso, Pede Pronto e Ame desenvolveram soluções que buscam facilitar o serviço de consumo nas arenas.

Com capacidade para receber 45 mil torcedores, o Allianz Parque, em São Paulo, foi o destino escolhido pelo Pede Pronto para iniciar os trabalhos no ambiente esportivo. A empresa, que oferecia serviços em shoppings, começou a ampliar os seus negócios e pensar em soluções diferentes durante a pandemia, com o fechamento dos estabelecimentos, momento em que passou a pensar em diferentes entregas.

O head da marca, João Marcos Silveira Bibar, explica que a empresa procurou entender a necessidade do consumidor que tem pouca oferta e muita demanda, e dessa forma chegou ao nicho de jogos de futebol e shows, e começaram a testar. “Escolhemos o Allianz por ter esses dois tipos de eventos, fora os corporativos, e a Arena Viva, que é o projeto de ter restaurantes”, diz.

Para a marca essa é uma avenida de crescimento. Assim como a inserção do sistema de pagamento digital oferecido pela Ame no Maracanã, no Rio de Janeiro. Além de patrocinadora, a carteira digital quer levar o seu propósito, de facilitar o pagamento, para o estádio que tem a capacidade para receber mais de 78 mil torcedores por jogo.

Ame é patrocinadora do Maracanã (Crédito: Divulgação)

Por esse motivo, a fintech também decidiu investir em recursos e ferramentas para atender as demandas do estádio, como explica a CEO da Ame Digital e da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A, Anna Saicali. “A parceria amplia o alcance da Ame, democratizando o acesso a produtos e serviços financeiros. Seguimos investindo no desenvolvimento de novas ferramentas que facilitam o dia a dia das pessoas”.

Mas, para que a estruturação dessas tecnologias aconteça, é necessário entender as necessidades de seus clientes para poder atendê-las. Pensando nisso, o Pede Pronto começou a fazer ações de teste, com o objetivo de mensurar o comportamento de compra dos frequentadores do Allianz Parque. Um exemplo foi a ação de pré-venda realizada durante o Boteco do Gusttavo Lima, em que a marca ofereceu combos com descontos para os fãs, opção ofertada em dia de shows para os consumidores. Na ocasião, antes mesmo de o evento começar, o aplicativo já havia registrado mais de dois mil pedidos.

Desse modo, a empresa responsável pela venda conseguiu se preparar para entregar os produtos, e produzir os kits da forma ágil, atuando nos três pilares que a empresa acredita ser fundamental para o sucesso das iniciativas: comunicação, tecnologia e processo. “Quando você vai para um estádio, a infraestrutura e a forma de consumo são muito diferentes. Entendemos que o Pede Pronto não vem para resolver uma única dor de um cliente”. O head comenta, ainda, que a marca quer estar conectada com o consumidor em outras jornadas, além daquelas que eram do nicho da empresa, principalmente associado a momentos de felicidade, como em um show ou jogo do time de coração. “Estaremos juntos em uma outra jornada e onde o consumidor consiga ligar ao momento de felicidade. É um negócio que conecta”.

Nesse contexto, a Ame investe nas possibilidades de uma fintech. As campanhas com o Maracanã envolvem cashback, de 10% com limite de R$ 30 por compra, e que também podem ser utilizados nos diferentes estabelecimentos que fazem parte da rede. A empresa patrocinou o MITA, no Rio de Janeiro e em São Paulo, atuando dentro do festival e nas condições de compra, trazendo ingressos com desconto e filas exclusivas para consumo.

Isso acontece porque a empresa precisa se preocupar com a adoção omnichannel desses torcedores, já que o fluxo de passagem em dia de jogo é mais rápido em comparação a festivais ou shows, por exemplo. “Essa agilidade e segurança se tornam grandes diferenciais na experiência como um todo”, explica a CEO. A Ame passa a oferecer acesso a seis caixas exclusivos nos setores Norte, Sul, Leste Superior e Leste Inferior, além do pagamento via QR Code.

Expansão de serviços

Entendendo as necessidades dos consumidores dentro do Allianz Parque, o Pede Pronto decidiu investir em um sistema de concierge. Inicialmente, o serviço foi destinado ao setor premium, no camarote da empresa no estádio, mas a intenção é expandir para outros setores, com por exemplo, as cadeiras compradas.

Com inspiração nos estádios europeus, os serviços também serviram de gatilho para atender clientes dentro de cinemas e teatros. “O Pede Pronto se adequa ao consumidor. Queremos estabelecer, que é diferente do modelo de negócios de dois lados. O Pede Pronto é um hub que facilita a comunicação entre o consumidor e o meio que está inserido”, avalia Bibar. A empresa lançou no último dia 30 a funcionalidade de wallet, atualizando a funcionalidade de seu app.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas