Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Panorama: BHFM e Liberdade FM puxam a alta de audiência do FM em Belo Horizonte. Rádio Itatiaia também cresce

Data: 17/03/2022

Veículo: Tudo Rádio

Alvorada FM e Extra FM também apresentam avanços significativos em seus volumes de audiência

O mercado de rádio de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medição que contempla a capital e a região metropolitana. Segundo a pesquisa que é realizada pela Kantar IBOPE Media, o universo de ouvintes concentrado no meio cresceu na comparação com a pesquisa anterior, isso nos principais fechamentos dos períodos. Várias FMs importantes auxiliaram nesta alta. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022):

Líderes em alta

As musicais BH FM 102.1 (popular/hits, atual vice-líder geral de audiência) e Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) foram as principais responsáveis pela alta do FM mineiro na atual medição. As duas FMs apresentaram as maiores variações absolutas na média de ouvintes por minuto entre todas as rádios acompanhadas pela pesquisa. E isso mantém as duas concorrentes próximas nos principais períodos da medição, além de diminuir a diferença para a atual líder geral. Vale registrar que a BHFM já vem de alta de audiência na medição passada.

No topo, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) se mantém com facilidade na liderança geral e apresentou mais uma variação positiva em seu índice de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O novo avanço reposiciona a 95.7 FM acima da marca de 115 mil ouvintes por minuto nesse período, ou seja, um dos maiores valores do rádio brasileiro. A Itatiaia também já estava em alta na pesquisa passada.

Também é destaque o avanço da Alvorada FM 94.9, emissora líder no formato adulto-contemporâneo e que ocupa a quarta colocação geral de forma isolada. O crescimento de audiência da 94.9 FM contribuiu diretamente com a alta do FM mineiro na atual medição.

Por fim, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) segue completando o top 5 nos principais períodos da pesquisa, emissora que vem de altas consecutivas de audiência e agora mantém o novo patamar de audiência que foi conquistado recentemente. A estação segue mais próxima da quarta colocada do que das demais FMs que aparecem na sequência do ranking.

Mais destaques 

Extra FM 103.9 (popular/hits) também foi um dos principais destaques da atual pesquisa ao apresentar a terceira maior variação absoluta de audiência entre as FMs pesquisadas, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a posiciona um pouco mais próxima de uma FM não assinante e da 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk/esportes), emissoras que aparecem à frente no ranking FM.

Na sequência, as rádios Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) e CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) completam o top 10 de audiência na Grande Belo Horizonte, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale a citação sobre a condição da 102.9 FM, emissora que cresceu em audiência na medição atual, repetindo o feito visto na pesquisa passada.

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br