Search
Search

Para executivas do streaming, momento é fértil para firmar compromisso com diversidade, igualdade e inclusão

Para executivas do streaming, momento é fértil para firmar compromisso com diversidade, igualdade e inclusão

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 17/8/2022
Veículo: Tela Viva

Nesta terça-feira, 16 de agosto, o II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras – evento que faz parte do Gramado Film Market, braço de mercado que acontece em paralelo à programação do Festival de Cinema de Gramado, promoveu um painel intitulado “O Poder Feminino no Streaming”, com as participações de Malu Miranda, Head de Originais do Amazon Studios no Brasil; Mônica Albuquerque, Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, Warner Bros. Discovery Latin America; e Daniela Menegotto, responsável pela SulFlix, uma plataforma que reúne diferentes conteúdos relacionados à cultura do Rio Grande do Sul.

Mônica abriu o debate pontuando que, ainda que a indústria do audiovisual venha de uma tradição masculina, o streaming chega em um momento em que a sociedade já evoluiu bastante, o que traz mais responsabilidade para as pessoas e, claro, para as empresas. “As marcas precisam estar conectadas com esse desejo da sociedade de evoluir e de ter mais diversidade, igualdade e inclusão. Temos a sorte de estar começando nesse negócio em um contexto em que determinados comportamentos não são mais aceitáveis. Há preconceitos estruturais no mundo inteiro, e por isso temos que estar sempre atentos, mas por outro lado é muito prazeroso presenciar esse momento histórico de provocação e transformação. O mundo está complexo e o legado histórico poderia ser melhor. Mas esse momento, de abertura de oportunidades, é muito fértil para que de fato a gente se comprometa e discuta abertamente esse desejo de ter equipes diversas, com diferentes olhares e representatividade”, analisou. “Com isso, todos ganham. É uma questão de qualidade mesmo. Quando temos muitos olhares em uma produção, o conteúdo fica melhor, pois ele é submetido a críticas e perguntas que fazem com que ele cresça. Fazer essas escolhas, gerando equilíbrio na montagem das equipes na frente e atrás das câmeras, é uma decisão empresarial corporativa”, completou.

Malu, por sua vez, ressaltou que o audiovisual é um reflexo do que está acontecendo ao redor da pessoa que está contando aquela história. “É uma responsabilidade nossa, como empresa, ter esse olhar amplo, que enxergue a pluralidade do nosso país, as facetas que a nossa cultura traz e que devem ser refletidas na tela”, afirmou. “A gente começa pelo IBGE mesmo, isto é, entendendo qual o tamanho do nosso país, como a população está estruturada… Precisamos saber as respostas dessas perguntas. A partir daí, trabalhamos com intencionalidade. Essa é a palavra-chave. O Amazon Studios globalmente fala muito disso. A nossa líder mundial é uma mulher, assim como as líderes das maiores regiões. Quando você vê isso, entende que o paradigma já mudou. Temos esses dados concretos que são muito positivos, mas ainda há muito trabalho pela frente”, reforçou.

A executiva acrescentou que, para além de falar do espaço das mulheres, é importante lembrarmos que existem outros povos e pessoas marginalizadas que ainda precisam ser trazidas para a conversa: “Se não estamos retratando o Brasil nas nossas equipes, escritórios, sets de filmagem e protagonistas, que país estaremos mostrando para o mundo inteiro? Tem que ser o Brasil que existe, que é real”.

Para Mônica, o trabalho consiste numa questão de compromisso. “Senão, a gente não chega lá. Estamos falando de montagem de equipes, buscar equilíbrio, é número mesmo. Tem que medir, cobrar os outros e a si mesmo. Tem muito pra gente avançar, não é simples. Mas as empresas precisam se conectar com os anseios do seu público”, explicou.

“Temos que lembrar sempre que são as pessoas que fazem a cultura. Nós, mulheres, precisamos de confiança e de generosidade para trabalhar com outras mulheres. Antigamente, o líder era o mais forte. Hoje, é o mais criativo e inovador – e essas são qualidades que temos de sobra”, argumentou Daniela.

Contratação de projetos e talentos 

As executivas ainda falaram sobre seus processos de contratação de projetos junto a produtoras e profissionais independentes e de talentos para os elencos.

No caso da Amazon, os projetos podem ser enviados por meio de um portal de submissão, lançado em abril deste ano. “O portal nos ajuda muito e nos dá um acesso democrático, pois todo mundo pode inscrever sua ideia”, contou. “O ineditismo é o que traz e desperta a curiosidade do consumidor. A Amazon preza muito pela inovação, por ver uma coisa que nunca vimos antes. Por outro lado, tem o “arroz e feijão”, o básico, o desejo de ver algo com o qual já está acostumado, que também é importante ter dentro de um portfólio”, completou.

Já Mônica falou sobre um assunto que, atualmente, é muito discutido: o número de seguidores do talento influencia diretamente na sua contratação para um filme ou série? A executiva garantiu que não: “Os atores são escalados pela adequação ao papel, talento e composição de escalação. A função da rede social não tem nada a ver com o processo de escalação. Para o streaming, as redes têm uma função interessante, que é a comunicação. Na TV linear, por exemplo, o próprio canal anuncia a estreia que terá no dia seguinte. No streaming é diferente. Dependemos da decisão da audiência de sentar e assistir ao conteúdo. Muitas vezes a pessoa nem sabe onde achar o que quer ver diante da grande oferta que temos hoje. Nesse sentido, as redes ajudam – claro que ao lado de toda a campanha de marketing. Elas têm essa importância de chamada, de indicação, e são ainda uma janela interessante para ficarmos de olho em novos talentos. Mas não são relevantes para escalação”.

Por fim, a executiva da Warner Bros. Discovery Latin America falou sobre os planos da empresa de investir em novelas. “Chamamos de telessérie, mas sabemos que o público em geral vai chamar de novelas. Para nós, a ideia é essa: pegar a base da telenovela, isto é, as histórias melodramáticas e folhetinescas tradicionais que tanto representam a audiência da América Latina, com com uma roupagem e uma matemática diferente, com ritmo de série e uma narrativa que funciona para o streaming”, contou. A plataforma pretende desenvolver essa linha de conteúdos mais extensos, com cerca de 50 capítulos, misturando essas linhas narrativas. “Acreditamos que isso vá atrair a atenção das audiências, sobretudo da América Latina. Queremos manter uma frequência de histórias para estar permanentemente produzindo. É uma tendência, que acredito que vá criar e desenvolver mercado, além de trazer oportunidades na frente e atrás das câmeras, pois são conteúdos que demandam grandes estruturas”, concluiu Mônica.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas