Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Rádios AM poderão migrar para FM, decide governo

11/06/2013 – 13h21

O governo permitirá que as rádios que funcionam atualmente na faixa AM migrem para FM.

De acordo com o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), a permissão conta com a aprovação prévia da presidente Dilma Rousseff.

“Falei com a presidente na semana passada sobre as rádios. Esse é um problema que precisa ser resolvido, porque elas enfrentam obstáculos e isso dificulta divulgação do sinal”, explicou.

Apesar do alcance da transmissão da rádio AM ser maior, o sinal nesta frequência sofre mais interferências externas. Até mesmo o motor do carro é capaz de atrapalhar o som.

A migração tornou-se um pleito do setor. Mais de 1.500 rádios podem ser beneficiadas.

Caso aceitem pagar o preço exigido pelo ministério, as rádios que já operam AM não precisarão participar de novas licitações para ocupar a frequência FM.

As empresas interessadas terão de gastar não apenas com a adaptação de seus equipamentos –compra de novos transmissores e antenas– mas também com a taxa cobrada pelo ministério, que vai variar de acordo com a demanda local, preço mais alto em grandes capitais e mais baixo no interior do país.

Segundo o ministro, ainda falta criar o instrumento jurídico para autorizar essa migração, que poderá ser projeto de lei ou decreto.

“Conversei com a Casa Civil e nós vamos enviar a proposta nos próximos dias. Em até 60 dias vamos resolver isso”, disse.

Folha de São Paulo – JULIA BORBA DE BRASÍLIA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br