Search
Search

Telecom e radiodifusão sentam à mesa para definir mitigação de interferência em 700 Mhz

Telecom e radiodifusão sentam à mesa para definir mitigação de interferência em 700 Mhz

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Após grande resistência em relação ao processo de limpeza de parcela da faixa de 700 MHz para possibilitar seu uso pela operadoras de banda larga móvel, o setor de radiodifusão parece estar decidido a buscar uma solução técnica, concensuada com as teles para mitigar qualquer interferência entre as transmissões. De acordo com o consultor da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Ricardo Balduíno, radiodifusores e operadoras de serviços de telecomunicações se reuniram na semana passada para debater problemas técnicos e definir soluções. Para teles, consenso é a melhor forma de evitar incertezas no custo, algo que pode definir o sucesso ou fracasso de um leilão como o que se propõe no Brasil.

“Surgiu o interesse de sentarmos juntos e resolver os problemas técnicos e os especialistas iniciaram um debate de alto nível de forma conjunta, sem qualquer sentimento de diferença entre os representantes de cada setor”, afirmou Balduíno, que participou nesta terça-feira (3) do Terceiro Congresso de Espectro da América Latina, em São Paulo.

O setor de radiodifusão e o de telecomunicações, assim, devem começar a debater as possíveis interferências entre os serviços de TV digital e a banda larga móvel 4G, quando do desligamento da TV analógica para desocupação da faixa de 700 Mhz. “Eles estão trabalhando com o CPqD e nós com o Mackenzie, duas entidades idôneas, para estudar as interferências. É extremamente positivo. Não queremos acelerar o processo, mas chegar a um acordo, com segurança, para resolver a questão da interferência, que é crítico para ambos os lados”, frisou o engenheiro e consultor da Abert.

A associação defende, a partir dos estudos inicias de interferência entre os serviços, que seja garantida a implantação de filtros nas estações radiobase, filtros nos receptores de TV e filtros também no down link da radiodifusão. Ainda está em avaliação pela entidade a necessidade de filtros para o uplink. Até o final de outubro, a Abert pretende ter os resultados finais do estudo realizado pela Mackenzie.

Para o setor de telecomunicações, a busca por consensos para evitar problemas técnicos no switch off é vista com bons olhos porque evita dois cenários: incertezas sobre quanto precisará ser investido para a realocação do espectro e a falta de transparência dos modelos propostos, conforme explicou José Juan Haro Seijas, diretor de regulação e atacado para a América Latina da Telefónica.

“O ponto básico para a indústria é a qualidade da definição de custo, antes que se dê o processo do leilão. Se quiseremos antecipar o leilão sem entender o custo, podemos aumentar as incertezas e isso seria ruim. O central não são os problemas técnicos, mas entender as implicacoes de custo deles. Se as dúvidas forem altas, o processo de leilao vai falhar”, sentenciou Seijas, durante o evento promovido pela PolicyTracker.

Para o diretor da Telefónica, o setor precisa ter essas definições, as implicações de custo dos problemas técnicos, o quanto antes, para que o setor possa se programar, mas defendeu a continuidade do diálogo nos próximos meses. O governo brasileiro fala em realizar o leilão da banda de 700 MHz em abril de 2014.

A pesquisa da GSMA
Logo após a Abert anunciar o bom andamento do diálogo entre os setores de radiodifusão e telecomunicações, causou mal estar a apresentação de uma pesquisa realizada pela ATDI de análise dos problemas técnicos (ou a falta deles) para a implantação da banda larga móvel LTE em 700 Mhz nas cidades de São Paulo e Campinas. O estudo foi feito à pedido da GSMA, entidade global que reúne operadoras e empresas correlatas.

A pesquisa, que deve ser concluída apenas em outubro, aponta que na cidade de São Paulo, os problemas de interferências ocorreriam em apenas 10% da área geográfica e, ainda assim, apenas nos canais apenas acima superiores ao 50. “Acho que essa é uma visão muito simplista. Você está falando de um estudo teórico, sem considerar a realidade brasileira, que é muito distinta. Entendemos que há soluções para os problemas técnicos, mas o quadro real é muito mais complicado do que o apresentado por vocês. Além dos estudos teóricos, é preciso testes de laboratório e, quando possível, teste em campo”, defendeu Balduíno, da Abert.

A representante da GSMA no Brasil, Luciana Camargos , gerente senior de políticas, defendeu a iniciativa da associação e afirmou que o objetivo da entidade é “trazer mais elementos para as análises e não ir contra o que vem sendo feito. Após a conclusão do estudo, faremos uma apresentação em Brasília, em outubro, em que poderemos debater mais a fundo”.

Prazos
Tanto a Abert quanto a Telefónica concordam que é preciso correr contra o tempo para ter as definições sobre como serão gerenciados os problemas técnicos da convivência entre os serviços na faixa de 70 Mhz. Ao que parece, a tele e a entidade concordam que não há motivos para pressa, uma vez que os riscos poderiam diminuir o interesse no leilão. A preocupação está em o governo impor um cronograma político aos stakeholders.

“Temos colocado isso para a Anatel, que há um cronograma politico incompatível com o cronograma físico para se resolver a interferência e fazer o switch off. Já fizemos essa colocação: esse descasamento é arriscado e achamos que não há razão nenhuma para essa pressa. Há riscos graves que podem afetar tanto a radiodifisao quanto operadoras e o cidadão brasileiro”, afirmou Balduíno. Uma das preocupações do consultor é de que a Anatel opte por concluir o regulamento do edital antes mesmo da conclusão do processo de definição de regras de mitigação de interferência.

Fonte: Telesíntese

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas