Search
Search

Telecom perde espaço na cadeia de software e serviços em TICs, aponta Softex

Telecom perde espaço na cadeia de software e serviços em TICs, aponta Softex

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 20/7/2022
Veículo: Teletime

Um estudo da Softex sobre a cadeia de software e serviços em TICs apontou um crescimento de 6,5% para o segmento no Brasil ao longo de 2021 – mas com a vertical de telecomunicações crescendo em ritmo mais lento que as demais áreas, ainda que permanecendo na liderança.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 19, pela agência de promoção de software vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A estimativa da Softex é que, no ano passado, a indústria de software e serviços em TICs tenha mobilizado US$ 53,3 bilhões no País.

A principal causa para o salto anual de 6,5% seria alta de 11,1% nos gastos brasileiros com serviços de TI durante 2021. Também impulsionada por novas demandas da economia digital, a vertical de software cresceu 9,2% – enquanto os gastos de telecom teriam avançado apenas 1,9%.

A dinâmica não foi suficiente para tirar as telecomunicações do posto mais relevante da cadeia de software e serviços de TICs: considerando todos os gastos do segmento no Brasil, o setor ainda teria 44,4% do montante investido, apontou o estudo.

ISSTIC: Indústria de software e serviços em tecnologia da informação e comunicação (TIC)

“Cabe mencionar que o país é um dos grandes players mundiais em telecomunicações, abrigando aproximadamente um terço da população da América Latina, e é o maior mercado de telecom da região”, apontou a Softex. “Apesar da importância, o segmento registrou o menor aumento médio entre os subsetores avaliados, de 1,7% por ano, e queda na participação na ISSTIC de três pontos percentuais no período“.

Panorama

Ao todo, a agência de promoção avalia que 135,3 mil empresas de software e serviços de TICs existam no Brasil. No geral, o crescimento do número de firmas tem sido “suave”, com uma média anual de crescimento de 2,2% entre 2006 e 2019. Sozinha, telecom teve um aumento de 8,7% no mesmo período.

Já do ponto de vista da força de trabalho, as empresas de software e serviços de TICs teriam em média oito funcionários. A situação muda de figura no caso das empresas de telecomunicações, onde o corpo médio de colaboradores seria de 16 pessoas. Ao todo, 957 mil profissionais em toda a cadeia de software e serviços foram calculados pela Softex.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas