Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Torre Eiffel cresce após instalação de nova antena de rádio digital

Data: 17/03/2022

Veículo: Tudo Rádio

Icônico monumento turístico de Paris ganha mais 6 metros com instalação da nova antena

A instalação de uma antena de rádio digital deixou seis metros mais alta a icônica Torre Eiffel. Além de um importante ponto turístico internacional, a torre serve para a transmissão de serviços de radiofrequência para Paris e região metropolitana. A instalação da nova estrutura foi acompanhada pela imprensa local, sendo realizada nesta terça-feira (15). Com a novidade, a Torre Eiffel foi de 324 para 330 metros de altura.

“Não paro de crescer desde 1889! Hoje comemoramos um novo capítulo histórico: a instalação de uma nova antena que me faz crescer de 324 metros para 330 metros!”, diz o perfil oficial da Torre Eiffel no Twitter. A operação de instalação da nova estrutura levou apenas cinco minutos e foi utilizado um helicóptero. Porém a preração para a implantação da nova antena levou mais de um ano.

A Torre Eiffel sempre foi um local de transmissão de rádio, inicialmente para fins militares. A operação de estações na estrutura, segundo a AFP, foi o que impediu a torre ser desmontada no passado. Hoje o icônico monumento é responsável pela transmissão de emissoras de televisão e rádio, nos modelos analógicos e digitais. É de lá que são irradiados os sinais de rádios como NRJ FM 100.3, RFI FM 89.0, Virgin Radio FM 103.5, Nostalgie FM 90.4, Cherie FM 91.3, RTL FM 104.3, Skyrock FM 96.0, Mouv’ FM 92.1, RTL2 FM 105.9, France Info FM 105.5, entre outras.

A instalação da torre digital faz parte de um processo de expansão desse novo formato de transmissão pelo continente europeu. Há um esforço dos países da região para a digitalização do rádio, com alguns em situação bem avançada. No caso da França, as escutas de estações digitais estão crescendo, mas a maioria ainda ocorre em sinais analógicos, principalmente FM. Já no Reino Unido a parcela de audiência no digital já é maior.

Instalação da nova antena de rádio digital na Torre Eiffel / crédito: Twitter La tour Eiffel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br