Search
Search

TSE integra estudo internacional contra a desinformação

TSE integra estudo internacional contra a desinformação

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data:11/05/2021
Veículo: TSE

Guia mostra o exemplo da Corte brasileira em favor da democracia

Tendo em vista o desafio que a desinformação representa à democracia no mundo todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem criando ferramentas e promovendo iniciativas que visam tornar as eleições cada vez mais legítimas, transparentes e seguras. Nesse sentido, a Corte participou, como exemplo de trabalho a ser replicado em outros países, do Guia de Combate à Desinformação, elaborado pelo Consórcio para Eleições e Fortalecimento do Processo Político (CEPPS).

A publicação é uma união global de medidas exitosas pelo enfrentamento do problema e pelo incentivo à integridade da informação, sendo direcionada a profissionais, sociedade civil e órgãos governamentais que trabalham com essa questão.

Na cerimônia de lançamento do estudo, no dia 28 de abril, o TSE foi representado pelo assessor-chefe de Assuntos Internacionais e Cerimonial (AIC), José Gilberto Scandiucci Filho, que respondeu à Lisa Reppell, da Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), sobre as práticas mais inovadoras e impactantes do Tribunal nessa área.

Ele informou que, em 2020, ano em que foram realizadas eleições no Brasil, o Tribunal estabeleceu uma força-tarefa multissetorial para o combate à desinformação, com a participação de plataformas sociais, mídia tradicional, sociedade civil e governos locais. A ideia era responder de forma rápida e ágil às ameaças sofridas nesse período.

Parceria

Foram firmadas parcerias com o WhatsApp e outras redes sociais para que a busca a tais ameaças fosse rápida e eficiente. Segundo Scandiucci, outra prática foi a elaboração de acordos e memorandos de entendimento com essas plataformas para incluir, em suas políticas internas, medidas concretas para enfrentar o problema.

“Por exemplo, com o WhatsApp, criamos um formulário on-line, onde os cidadãos pudessem reportar casos de mensagens em massa, para que a plataforma pudesse iniciar uma investigação interna, o que poderia acarretar o banimento de contas responsáveis. Recebemos mais de cinco mil denúncias de mensagens ilegais em massa e mais de mil contas foram banidas”, informou.

Ao mencionar técnicas que podem ser replicadas em outros países, o representante do TSE revelou que, além dessa comunicação, é essencial a criação de um grupo de funcionários permanentemente dedicados a esse propósito, sempre em contato direto com a autoridade máxima de cada órgão. “Aqui, tudo foi feito a partir do gabinete do presidente, a quem essa equipe deveria reportar diretamente. Isso torna o processo mais ágil e evita a burocracia”, concluiu.

No Guia, as experiências brasileiras são destacadas especialmente no tópico Comunicação Estratégica e Educação Eleitoral para Mitigar Ameaças de Desinformação. “Queremos evitar a disseminação de notícias falsas, não com o controle de conteúdo, mas com esclarecimento, consciência crítica e informação de qualidade”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, em depoimento ao estudo.

O CEPPS

O Consórcio é um acordo cooperativo supervisionado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e inclui o Instituto Republicano Internacional (IRI), a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES) e o Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais.

O lançamento virtual também contou com a participação do diretor técnico do CEPPS, Jerry Lavery; David Black (USAID); Daniel Arnaudo (NDI); Brett Barrowman (IRI); Olga Aivazovska (Network OPORA – Ucrânia); Sabrine Ghoubantini (Foundation IMF – Tunísia); César Castro Fagoaga (Revista Factum – El Salvador) e das moderadoras Kat Duffy (Internews) e Vera Zakem (Zakem Global Strategies).

AL/CM, DM

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas