Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Um olhar para a Geração Z: hábitos de consumo e relacionamento on-line com as marcas

Data: 22/09/2021
Veículo: IAB Brasil

Mensalmente, a Kantar IBOPE Media publica o Data Stories: um projeto que traz dados e insights sobre temas em alta nos mercados da publicidade e da comunicação. Neste mês de setembro, o relatório apresenta os hábitos comportamentais e de consumo da Geração Z – um grupo etário composto por pessoas nascidas em meados de 1990 e 2010 e que é considerado como a primeira leva de nativos digitais. Ou seja, pessoas que não precisaram se adaptar à tecnologia e que cresceram com internet à disposição. Por se tratar de uma geração tão singular, a pesquisa buscou compreender como estes indivíduos transformam a dinâmica das marcas e como esse público se relaciona, consome e usa a mídia.

Uma das características mais marcantes deste grupo etário é ser altamente conectado: 98% deles acessam a internet. No entanto, conectividade não é só “estar on-line”. Os gen Zs se destacam ainda pela intensidade do uso da tecnologia uma vez que acessam à internet por meio de diversos dispositivos, por muito mais tempo também. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, a Geração Z passa 6h45 ativa na web. E o dispositivo mais utilizado para realizar essa “missão” é o smartphone: 98% acessa à internet via mobile, seguido pelo uso de computador/notebook (37%); smart TVs (25%); e videogames (5%).

Entre os conteúdos mais consumidos, as redes sociais têm grande impacto para esta geração. É válido destacar que eles preferem comunicações rápidas, o que faz com que foquem mais em Stories (publicações curtas e temporárias) e menos no feed, na linha do tempo (posts longos, com mais textos e permanentes). Apesar de o Facebook ser o mais consumido entre a população em geral, na Geração Z ganham destaque redes sociais como Instagram, Tik Tok e Twitter – com uso muito acima da média em relação às outras faixas etárias.

Relacionamento com as marcas

Por serem altamente conectados, os integrantes da Geração Z são expostos a uma grande quantidade de informação diariamente. Ainda de acordo com a pesquisa da Kantar IBOPE Media, as marcas que querem se destacar precisam criar estratégias para atingir este público e, para tal, marcar presença em múltiplos canais. Quando o assunto é relacionamento, 60% dos integrantes deste grupo costumam seguir marcas nas redes sociais. O número está muito acima da população geral: apenas 36%.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Você também pode conferir as edições anteriores do Data Stories! Basta clicar aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp