Search
Search

Universidade de Michigan, nos EUA, ativa a maior rede Wi-Fi 6E em 6GHz do mundo

Universidade de Michigan, nos EUA, ativa a maior rede Wi-Fi 6E em 6GHz do mundo

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 20/7/2022
Veículo: Convergência Digital

A Universidade de Michigan (U-M) implantou a maior rede Wi-Fi 6E do mundo, com mais de 16.000 pontos de acesso instalados em 225 edifícios e áreas externas. A rede atende a mais de 63.000 alunos. É a primeira vez que a tecnologia Wi-Fi 6E (6 GHz) é implantada nessa escala. A rede foi instalada em apenas oito meses, revela a reportagem do portal Wi-Fi NOW.

A Universidade de Michigan é uma das maiores instituições educacionais dos EUA com orçamentos de pesquisa  atingindo US$ 1,58 bilhão em gastos totais com pesquisa no ano passado. O vice-presidente de tecnologia da informação e diretor de informações, Ravi Pendse, revela que a nova rede suporta até 70.000 conexões Wi-Fi simultâneas. As velocidades de download atingem até 750 megabits por segundo.

“Esta rede é transformadora para a Universidade. Sabíamos que precisávamos das velocidades e da capacidade ofertadas pelo Wi-Fi 6E porque grande parte da atividade diária acontece por meio de Wi-Fi. E que fique claro que o serviço Wi-Fi não serve apenas para conectar dispositivos pessoais. Ele conecta toda a amplitude e profundidade de dispositivos no campus, incluindo desde câmeras e sensores até robôs”, sinalizou Ravi Pendse.

As instalações do campus incluem salas de aula que acomodam até 500 alunos por vez. Um dos requisitos de projeto era que todos os dispositivos pessoais pudessem pelo menos receber um fluxo de vídeo com qualidade HD, mesmo nas áreas mais movimentadas e densamente povoadas. Ravi Pendse assinala que a tecnologia Wi-Fi 6E oferece canais adicionais – na banda de 6 GHz – para fazer exatamente isso. “É como administrar uma rede Wi-Fi para uma cidade – mas esta cidade é muito experiente em tecnologia com requisitos muito diversos”, diz ele.

O VP de Tecnologia conta que os alunos da U-M são livres para conectar qualquer dispositivo Wi-Fi que quiserem. “Nossa rede principal de TI teve uma disponibilidade de 100% nos últimos 34 meses. Nunca tivemos interrupção. Se você incluir a rede de acesso Wi-Fi, nossa disponibilidade é de 99,99% e isso só porque alguns dos prédios mais antigos ainda não possuem fontes de alimentação ininterruptas disponíveis”, afirma. A nova rede Wi-Fi 6E é fornecida pela Aruba Networks (HPE).

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas