Associação Brasileira de Rádio e Televisão

5G: Mais 7 capitais podem ativar a tecnologia

O 5G estará disponível em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina a partir de segunda (19)
Dando continuidade à ativação da tecnologia de quinta geração (5G), na próxima segunda-feira (19), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz estão autorizadas a ativar as estações com a tecnologia. Serão beneficiadas as cidades de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades do 5G.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18 de agosto, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

A medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do Gaispi, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É necessário realizar agendamento para a instalação dos novos equipamentos.

Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado.
Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

*Com informações da Anatel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br