Search
Search

Abratel participa de audiência sobre sinalização de imagens manipuladas

Abratel participa de audiência sobre sinalização de imagens manipuladas

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Na segunda-feira (16), a Abratel participou de audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) para debater o PL 4349/19, que impõe a obrigatoriedade de aviso de saúde para informar a manipulação digital de fotos. O PL é relatado pelo deputado Márcio Labre (PSL/RJ), na foto.

No evento, João Camilo, coordenador de Comunicação e Relações Governamentais da Abratel, salientou os riscos de criação de outra imposição legal ao setor da radiodifusão, que já é amplamente regulado. “A regulação na Comunicação é enorme, seja radiodifusão, imprensa escrita ou imprensa digital. Num levantamento rápido, a comunicação paga hoje mais de 30 impostos e tributos sobre a cadeia produtiva de notícias e entretenimento. Um setor cercado de legislações, amarras e regras. Trabalhista, tributária, cível, criminal. Temos regras para direito de resposta, para classificação indicativa, e até, mesmo, para o alcance da informação que propagamos”, ponderou.

Camilo também alertou para os riscos e danos provocados pela assimetria tributária e regulatória existente entre os veículos de comunicação profissionais e os veículos provenientes de plataformas de internet (em especial aplicações de redes sociais). Para ele, a aprovação de do referido projeto aumentaria o desiquilíbrio regulatório atual e, ainda, inviabilizaria o trabalho da comunicação profissional, ao utilizar, justificadamente, imagens editadas na imprensa ou na publicidade.

“Nós precisamos caminhar para uma desburocratização e desregulamentação do setor de comunicação social, sob pena, se isso não for feito, de caminharmos para o chamado ‘deserto de notícias’, ausência de informação séria e de qualidade. Regulação desproporcional leva o anunciante a buscar um ambiente sem regras e um ambiente sem regras leva à desinformação, ao discurso de ódio e ao enfraquecimento da democracia”, declarou.

Também participaram do debate representantes da Aner, ANJ, Abert, Unilever, ABA, Conar e PUC-Rio).

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Logo_Anatel_Nitida_Clara_postagem
Anatel emite nota sobre indisponibilidade do Sistema Mosaico
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas