Associação Brasileira de Rádio e Televisão

antena virada pro sol

Abratel ressalta a necessidade de Cadastramento e Licenciamento das Estações Receptoras Profissionais de Satélite

A Abratel vem acompanhando as ações de decorem do Leilão do 5G. Uma das ações mais importantes desse processo é a mitigação da interferência provocada pelo sinal do 5G sobre as estações receptoras profissionais de satélite que utilizam a faixa de 3,5 GHz. De acordo com o Edital do Leilão do 5G, a EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) é responsável pela mitigação das interferências provocadas pelo 5G sobre as estações profissionais.

Contudo, só serem identificadas e atendidas pela EAF a estações receptoras profissionais que estiverem cadastradas e licenciadas no Banco de Dados Técnicos e Administrativos (BDTA), do sistema STEL, da Anatel. Assim, a Abratel orienta suas Associadas, principalmente aquelas que possuam estações de recepção de satélite na faixa de 3,5 GHz em cidades do interior, que é importantíssimo que todas as suas estações estejam cadastradas e licenciadas no BDTA da Anatel, pois, de acordo com a regulamentação da Anatel, isso é fundamental para que as Emissoras possam dar conhecimento à Anatel de suas estações e solicitar o direito à proteção contra interferência para suas estações e seus respectivos equipamentos.

Como, neste momento a EAF já vem trabalhando no processo de mitigação de interferência provocadas pelo 5G, chamamos a atenção que as Emissoras devem realizar o cadastramento e licenciamento de suas estações do interior o mais rapidamente possível no BDTA.

Para mais informações, acesse a página da Anatel em: https://bit.ly/3bE6m48.

Assessoria Técnica – Abratel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br