Associação Brasileira de Rádio e Televisão

parabolicas

Anatel orienta sobre cadastramento e licenciamento de Estações Terrenas

A Anatel divulgou nesta semana as orientações para o cadastramento das estações terrenas profissionais operando na banda C estendida e convencional.

O procedimento é fundamental para as emissoras garantirem o ressarcimento dos custos relacionados às estações terrenas e protegerem seus equipamentos contra possíveis interferências provocadas pelo 5G.

Segundo a Anatel, no cálculo do ressarcimento, serão consideradas as estações terrenas exclusivamente receptoras cadastradas na base de dados da Agência e as estações terrenas transceptoras e transmissoras licenciadas na Agência.

As emissoras têm até o dia 1º de abril de 2021 para realizar o cadastramento das estações no Banco de Dados Técnicos e Administrativos (BDTA), sistema STEL, para que sejam consideradas no cálculo de ressarcimento de custos associados à limpeza da faixa (3.625-3.700 MHz) e de mitigação de interferências prejudiciais (3.700-4.200 MHz).

O pedido de proteção deverá ser acompanhado por justificativa e, se deferido o requerimento, a estação será considerada em futuras análises de interferências realizadas pela Agência.

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3bE6m48.

 

Com informações da Anatel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp