Search
Search

Conteúdo em vídeo alcança 99,6% dos brasileiros

Conteúdo em vídeo alcança 99,6% dos brasileiros

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Estudo produzido pela Kantar IBOPE Media revela o comportamento e consumo de vídeo da população em diversas telas e plataformas 

A Kantar IBOPE Media apresentou a edição 2023 do Inside Video, que traz dados sobre o consumo de vídeo da população em todas as telas, oferecendo ao mercado um panorama amplo sobre o comportamento e as preferências dos brasileiros.

Segundo o instituto, 99,6% da população é alcançada por vídeos. Entre todos os dispositivos analisados, como aparelhos de TV – conectados ou não –, smartphones, tablets e computadores, 78,7% do tempo do consumo domiciliar foi dedicado à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% em plataformas online.

As TVs e TVs Conectadas são as favoritas do público, representando 90,4% do total de tempo consumido. Já os smartphones estão com (7,6%), desktops (1,6%) e tablets (0,3%). Contudo, a TV linear atinge 50% da população no Brasil, podendo alcançar 91% dos espectadores durante o mês. 

A diretora de Business Development da Kantar IBOPE Media, Adriana Favaro, avalia que a indústria de conteúdo e comunicação está passando por uma grande transformação, “com novos formatos se consolidando ou se ressignificando, tecnologias se popularizando e recentes padrões de consumo em alta”, afirma Favaro.

Na visão da especialista, o consumo do brasileiro transita em múltiplas plataformas e telas. Prova disso é que 19,6% dos consumidores assistem à TV linear e também consomem vídeos on demand.

Tempo de consumo

A pesquisa também revela que o tempo médio de consumo nacional é de 5h17min por dia assistindo à TV linear. O valor é acima da média nacional nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (6h04min), São Paulo (5h39min) e Manaus (5h29min).

Ao olhar para o tempo médio que uma pessoa assiste à TV antes de mudar de canal, por sua vez, é possível ver um aumento consistente ano após ano – de 36 minutos em 2018 para 43 minutos em 2022. “Isso vem aliado a uma queda do número de vezes que um indivíduo muda de canal, indicando menos zapping por parte do consumidor”, explica o instituto.

As TVs Conectadas vêm ganhando espaço. Em cinco anos, a penetração do dispositivo no Brasil cresceu 25 pontos percentuais, passando de 34% em 2018 para 59% em 2022.

Já o vídeo online alcança 31,8% da população brasileira em um único dia, quase dobrando esse valor em um período mensal (61,1%), e seu consumo é mais variado: 55% do total do tempo assistido é feito via TVs e TVs Conectadas, enquanto 36% ocorrem por meio de smartphones.

Assinaturas e publicidade

No Brasil, 56% das pessoas conectadas que assinam algum serviço de streaming estariam dispostas a aceitar publicidade nas plataformas, se isso tornasse as assinaturas mais baratas. O valor é maior do que em mercados como Grã-Bretanha (53%), Argentina (48%) e Alemanha (44%).

Clique aqui para conferir o estudo completo.

*Com informações da Kantar IBOPE Media. A pesquisa levou em conta os dados colhidos em 2022, por meio do Painel 2.0, tecnologia  de medição de audiência que une informações do Focal Meter (FM), instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de TV.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas