Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Lira e Pacheco são reeleitos para as Presidências da Câmara e do Senado

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), foi reconduzido para mais um mandato no biênio 2023-2024. Com 464 votos, Lira obteve a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara, considerados os registros dos últimos 50 anos.

Os deputados elegeram ainda os demais membros da Mesa Diretora: 1º e 2º vices, 1º a 4º secretários e quatro suplências. Na disputa pela Presidência da Câmara, o deputado Chico Alencar (Psol/RJ), lançado pela Federação Psol-Rede, obteve 21 votos; e o deputado Marcel van Hattem (Novo/RS) obteve 19 votos. Houve 5 votos em branco.

Em seu discurso de agradecimento, Lira afirmou que não há mais espaço no Brasil para aqueles que atentam contra os Poderes que simbolizam a democracia. “Esta Casa não acolherá, defenderá ou referendará nenhum ato, discurso ou manifestação que atente contra a democracia. Quem assim atuar terá a repulsa deste Parlamento, a rejeição do povo brasileiro e os rigores da lei. Para aqueles que depredaram, vandalizaram e envergonharam o povo brasileiro haverá o rigor da lei”, afirmou.

Para os demais cargos, foram eleitos os seguintes deputados:

– 1ª Vice-Presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP);
– 2ª Vice-Presidência: Sóstenes Cavalcante (PL/RJ);
– 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE);
– 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS);
– 3ª Secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI);
– 4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO).

Disputa no Senado

No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) também foi reeleito e continuará no comando no da Casa no biênio 2023–2024. Ele venceu a eleição para presidente com 49 votos, ficando à frente de seu adversário, Rogério Marinho (PL/RN), que obteve o apoio de outros 32 parlamentares, inclusive de Eduardo Girão (Podemos/CE), que também era candidato, mas desistiu da disputa durante a sessão.

Falta definir agora o restante da Mesa, da qual fazem parte também o primeiro e segundo-vice-presidentes e primeiro, segundo terceiro e quarto-secretários com seus suplentes. A escolha será feita em nova reunião preparatória, prevista para esta quinta-feira (2), às 10h.

Em seu discurso de posse, Pacheco cobrou das lideranças políticas o fim do que chamou de “polarização tóxica”. Para o presidente do Senado, o Brasil precisa de pacificação, mas isso não significa omissão ou leniência diante de ameaças golpistas e de desinformação.

O senador lembrou, ainda, que os interesses do país estão acima de questões partidárias e que os Poderes da República precisam trabalhar em harmonia. Ele garantiu que defenderá a independência do Senado e do Congresso Nacional de modo firme e perseverante e disse que atuará em busca da união das instituições. “A democracia está de pé pelo trabalho de quem se dispôs ao diálogo, e não ao confronto. E continuaremos de pé, defendendo e honrando esta nação”, afirmou o presidente.

 

O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, cumprimenta os presidentes reeleitos da Câmara Federal e do Senado, desejando-lhes êxito no exercício dos novos mandatos. “Lira e Pacheco estão em um dos períodos mais desafiadores e importantes para o Brasil. As Casas que comandam têm o compromisso de avançar nas reformas nas áreas econômica, social e política, todas vitais ao desenvolvimento da nação. Nós da Abratel reiteramos os votos de sabedoria e êxito nos próximos dois anos”.

 

*Com informações da Agência Câmara e Agência Senado
Fotos: Luís Macedo/Câmara dos Deputados e Jefferson Rudy/Agência Senado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br