Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Minicom assina portaria que beneficia radiodifusores

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) participou nesta terça feira (11), a convite do ministro Paulo Bernardo, de uma audiência no Ministério das Comunicações (Minicom) onde foram apresentadas várias medidas de desburocratização para o setor de radiodifusão.

A Abratel foi representada pelo seu vice-presidente de Televisão Márcio Novaes. Além da Associação, participaram da reunião jornalistas, representantes estaduais de emissoras, entidades e autoridades do setor.

Durante a audiência, o ministro Paulo Bernardo assinou uma portaria que dispõe sobre as autorizações provisórias de funcionamento para retransmissoras de TV. Bernardo anunciou, também, algumas medidas que irão facilitar e tornar mais ágil a regularização e a expedição de documentos para radiodifusores.

Portaria: autorização provisória

A portaria assinada hoje prevê a expedição de uma autorização provisória para o funcionamento das retransmissoras de TV que já possuam outorgas, mas ainda necessitem da aprovação do projeto técnico pelo Minicom. “Com essa medida evitaremos todos os lacres”, enfatizou o secretário de Comunicação Eletrônica Genildo Lins. Além da portaria, o ministro anunciou outras medidas que beneficiam os radiodifusores.

Links Móveis

O Minicom transferiu para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a atribuição para outorgar os serviços de links móveis, com o objetivo de dar mais rapidez à expedição destas outorgas.

Força tarefa

Outra medida informada pelo ministro cria uma força tarefa para regularizar cerca de cinco mil retransmissoras de TV que, segundo o ministério, estão funcionando sem a documentação necessária.

Os primeiros estados que receberão o mutirão do Minicom serão Minas Gerais, Bahia e Paraná. Os critérios de escolha dos estados foram demanda, tamanho da população e disponibilidade de espectro. O trabalho deve ser iniciado logo no início do próximo mês de julho.

Switch-off e migração do rádio AM

Bernardo apresentou um breve relatório sobre a reunião que teve com a presidente Dilma no último dia 6. Dentre os assuntos tratados, o ministro ressaltou a migração das rádio AM para FM (demanda da Abratel), e a flexibilização do desligamento da TV analógica que, de acordo com Bernardo, iniciará em março de 2015. Segundo o ministro a digitalização será feita de forma responsável, sem oferecer prejuízos à recepção do sinal.

portaria3 portaria

Participação ativa da Abratel

O vice-presidente de Televisão da Abratel, Márcio Novaes, parabenizou o Minicom pelas ações apresentadas. “Os radiodifusores só tem a agradecer a sensibilidade do Ministro em relação às demandas do setor de radiodifusão. Em especial, nós da Abratel, ao sentar à mesa com o Minicom, sempre fomos bem recebidos e atendidos em nossos pleitos, a exemplo do que ocorre agora com os anúncios feitos pelo ministro”, declarou Novaes.

Para acessar a portaria CLIQUE AQUI

 

Por João Camilo
Ascom – Abratel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br