Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Minicom vai atender o pedido da Abratel sobre o adiamento do switch off em Brasília

Em entrevista coletiva na última terça-feira (30), o secretário executivo do Ministério das Comunicações (Minicom), Genildo Lins, anunciou que o Distrito Federal não deve estar mais entre as primeiras unidades da federação no desligamento do sinal de TV analógico. Resultado de um pedido encaminhado pela Abratel ao ministério em 3 de julho de 2013.

No primeiro cronograma, apresentado durante um evento promovido pela Abratel, a atual secretária de Comunicação Eletrônica do Minicom, Patrícia Ávila, anunciou o Distrito Federal como o primeiro grande centro urbano a ter o desligamento da TV analógica.

A associação encaminhou um ofício ao Minicom solicitando o adiamento do switch-off nos grandes centros urbanos e, em especial, no Distrito Federal. A entidade destacou a importância de um diálogo entre autoridades e radiodifusores a respeito da antecipação do apagão do sinal analógico para 2015, que estava previsto, anteriormente, para 2016.

Com essa notícia, os radiodifusores do DF terão um pouco mais de tempo para se prepararem para a transmissão do sinal digital. O novo cronograma de switch off deve ser divulgado nesta sexta-feira (02) ou no início da próxima semana.

Para o presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, o adiamento irá trazer mais segurança para as emissoras, além de oportunizar uma melhor prestação do serviço digital. “Nosso objetivo é que haja tempo hábil para ser criada uma cultura de TV digital na cidade e para que as emissoras identifiquem e instalem seus reforçadores de sinal e logrem êxito no melhor em uma melhor cobertura com sinal digital”, afirmou o presidente.

Distrito Federal
Dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam o Distrito Federal como a unidade da federação com maior número de linhas por habitante. São 2,2 por cada pessoa. Seguido por São Paulo (1,5 por habitante) Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás (1,4 por habitante). Isso coloca o DF, como prioridade na desocupação da faixa dos 700 MHz, para a implantação da tecnologia 4g.

Memória
O Distrito Federal se encontra em uma situação atípica. O início da transmissão digital, com cobertura em toda a unidade da federação pelas principais redes, foi postergado diversas vezes devido a atrasos na construção do monumento “Flor do Cerrado”, que é a torre construída pelo Governo do Distrito Federal onde se alocaria a transmissão principal das seis maiores emissoras atuantes no DF.

Neste local, mesmo com a inauguração para visitação pública, e diferente do imaginário popular, não houve o início da transmissão do sinal digital, pois a previsão de que o sistema adquirido pelas emissoras seja entregue entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Até que as emissoras terminem de instalar seus equipamentos, estima-se que o sinal digital seja irradiado até março de 2014.

Diferentemente de outras cidades que já possuem sinal digital há algum tempo, no DF não existe uma cultura de televisão digital, dado que a transmissão desse sinal não cobre nem a totalidade da região central de Brasília. A maioria da população desconhece as vantagens do sinal digital em detrimento do analógico. Com isso, após o início da nova transmissão, as emissoras e o próprio governo terão pouco tempo para realizarem um amplo trabalho de divulgação.

Acesse o ofício completo https://www.abratel.org.br/wp-content/uploads/2013/07/quarta-feira-3-de-julho-de-2013.pdf.

Por João Camilo
Ascom-Abratel
Com a Colaboração de André Felipe Trindade
Foto: Arquivo – Agência Brasil 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br