Search
Search

Norte Conectado: implementação da infovia 00 está praticamente concluída

Norte Conectado: implementação da infovia 00 está praticamente concluída

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Programa tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicação de forma sustentável, por meio da implantação de fibra óptica no leito dos rios da Região Amazônica

Está em sua fase final a primeira etapa do programa Norte Conectado, que está levando conectividade para a Região Amazônica por meio da implantação de uma rede de infraestrutura (backbone) em fibra óptica. Até o momento, a infovia 00, trecho inicial da iniciativa, está praticamente concluída (97% de execução). No total, já foram investidos R$ 76,9 milhões e instalados 705 quilômetros de cabos no leito do Rio Amazonas, que irão conectar a rota de Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelas cidades paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém.

Além dos cabos em fibra óptica instalados no leito do rio, o backbone já está operacional. As empresas do Operador Neutro devem assumir os trabalhos nos próximos dias. As conexões urbanas de rede também já foram finalizadas em algumas das cidades. A entrega depende agora da conclusão desta etapa e da emissão de licenciamentos ambientais.

O Norte Conectado é coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e executado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Quase 1 milhão de pessoas serão beneficiadas quando esta etapa estiver finalizada, além de 165 escolas, tribunais e hospitais da região. O programa é considerado de baixo impacto ambiental, uma vez que usa o leito dos rios para chegar até a população, sem provocar desmatamento.

“Além de levar o acesso à internet para cidades com pouca ou nenhuma conectividade, esta iniciativa tem um impacto ambiental muito baixo, uma vez que estamos fazendo uma rede subfluvial que integrará as principais comunidades sem derrubar nenhuma árvore”, apontou a secretária de Telecomunicações, Nathalia Lobo. A implantação do cabo de fibra óptica no Amazonas só teve início após aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão avaliou possíveis impactos ambientais e autorizou as licenças para a viabilização do empreendimento.

A Infovia 00 é a primeira de oito infovias, que conectarão ao todo 58 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima com 12 mil km de cabos ópticos subfluviais no leito dos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco. Cerca de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas. Além de acesso à internet em alta velocidade e atendimento às instituições de ensino e pesquisa locais, a expectativa é de que o projeto alavanque o desenvolvimento econômico da região e fortaleça políticas públicas de educação, saúde, segurança, defesa e judiciário.

*Com informações do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
53586575569_1cda257507_6k-scaled
Silas Câmara é eleito presidente da Comissão de Comunicação
close-up-shot-black-condenser-microphone-front-computer-sound-engineering-studio-scaled
Boletos do FISTEL devem ser pagos até 31 de março
d2c0eb07-7905-40e6-a6c9-4082d69ba3ae
Abratel tem novo representante no Conar
DSC8077-600x400-1
Abratel marca presença no SET Sudeste
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas