Realities shows, séries e novelas de TV aberta foram os assuntos mais comentados em 2020
A pandemia aumentou a importância da televisão na vida dos brasileiros. Segundo a Kantar IBOPE Media, em 2020, mais de 90% dos 363 milhões de comentários gerados na rede social Twitter sobre conteúdos de vídeo vieram de programas da TV aberta, em especial realities shows, séries e novelas.
Entre os conteúdos mais comentados, os realities aparecem em primeiro lugar, com 287 milhões de citações (85,6% do total), seguidos por séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%), jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%).
Em 2020, com mais tempo em casa, os programas da vida real que já chamavam a atenção, tiveram um salto de 373% em comparação a 2019. Foi a primeira vez em que apareceram tanto no Top 10 de programas da TV aberta quanto nos rankings de canais pagos e serviços de streaming.
Os programas jornalísticos também se destacaram entre os assuntos comentados nas redes. O gênero cresceu 119% no acumulado do ano e chegou a ser o mais falado durante algumas semanas do primeiro trimestre, passando da nona colocação em 2019 para a quarta em 2020. O Cidade Alerta, da Record TV, ficou entre os programas mais comentados da TV aberta em 2020.
Com informações da Kantar IBOPE Media